domingo, agosto 16, 2015

PURA VONTADE DE HUMILHAR



Há políticos que tudo fazem para justificar o asco que causam a todos os que sabem respeitar a independência dos povos, sabem respeitar os adversários e toleram a diferença de opiniões.

Schauble é o retrato acabado dum político que se acha o dono da verdade, e que aproveitando-se da posição dominante da Alemanha, a nível económico, não só obriga líderes estrangeiros a submeterem-se à sua vontade, como mostra prazer em humilhar publicamente que se atreva a defrontá-lo, como aconteceu recentemente com os dirigentes gregos.

Todos se devem lembrar do que disse de Varoufakis e, mesmo agora, aproveitou para humilhar o primeiro-ministro grego ao afirmar que “Tsipras deve fazer “o contrário” do que prometeu aos eleitores.

Não sei se este fulano é tão azedo e malévolo por algum complexo, mas lá que parece muito recalcado, isso parece.



quarta-feira, agosto 12, 2015

SOBRE FÉRIAS

Por estes dias há quem tente tirar o máximo dos merecidos dias de descanso, na praia, no campo, a solo ou com companhia, cá dentro ou lá fora. Uns contentam-se com pouco, outros querem tudo, e puxam os cordões à bolsa ou à imaginação.

Eu vou-me contentando com o tradicional passeio à terra dos antepassados, que a minha é demasiado longe, onde na companhia da família, curto a calma do interior, a beleza das paisagens, as tarefas sempre desafiantes da agricultura ou da jardinagem, e sobretudo a boa gastronomia do interior.

Ficam sempre guardados uns dias, os últimos, para uma volta pelos arredores da residência, umas vezes por Sintra, Mafra, ou mesmo pela capital.


A companhia da máquina fotográfica costuma ser uma constante nas férias, contudo este ano, por comodismo, boa parte das fotografias foram tiradas com o telemóvel, pois era mais fácil de transportar.

Árvore no Jardim

Vista do Miradouro

segunda-feira, agosto 10, 2015

AGIOTAGEM ALEMÃ



Apesar de todos os protestos dos liberais europeus e dos economistas mais dogmáticos, a realidade acaba quase sempre por vir à tona, e por isso soube-se agora, por fonte insuspeita (Instituto Leibniz), que a «Alemanha ganhou mais de 100 mil milhões de euros com a crise grega».

Para os adeptos da ortodoxia económica alemã, trata-se apenas do justo lucro pela “ajuda” prestada a quem estava em dificuldades, mas na realidade isto ultrapassa em muito a “assistência” a um país da mesma zona monetária, e é claramente um acto (mais do que um até) de pura agiotagem.

Outra conclusão reveladora deste estudo diz que as poupanças alemãs com esta situação dos mercados nos últimos tempos, trouxeram poupanças à Alemanha que «excedem os custos da crise, mesmo se a Grécia não pagasse todas as suas dívidas».

O sofrimento dos povos dos países intervencionados, independentemente de outras considerações, foram muito benéficos para os países que prestaram a dita ajuda, especialmente para a Alemanha que foi quem mais lucrou com a instabilidade e fraqueza dos outros.



domingo, agosto 09, 2015

POESIA DE VERÃO



No Entardecer dos Dias de Verão

No entardecer dos dias de Verão, às vezes,
Ainda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa...
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão,
Tiveram a ilusão do que lhes agradaria...
Ah, os sentidos, os doentes que vêem e ouvem!
Fôssemos nós como devíamos ser
E não haveria em nós necessidade de ilusão ...
Bastar-nos-ia sentir com clareza e vida
E nem repararmos para que há sentidos ...
Mas graças a Deus que há imperfeição no Mundo
Porque a imperfeição é uma cousa,
E haver gente que erra é original,
E haver gente doente torna o Mundo engraçado.
Se não houvesse imperfeição, havia uma cousa a menos,
E deve haver muita cousa
Para termos muito que ver e ouvir ...

Alberto Caeiro


Na estrada foto da internet

sexta-feira, agosto 07, 2015

PRIVATIZAÇÃO E TURISMO

Como se sabe a ANA foi privatizada há algum tempo, e uma das críticas mais ouvidas nessa altura era a possibilidade de com um investidor, privado e estrangeiro, os preços poderem vir a subir sem controlo, podendo vir a prejudicar a médio prazo o turismo, que é a galinha dos ovos de ouro do país, especialmente numa altura de crise como a actual.

A privatização aconteceu, o novo dono não é nacional, e as taxas aeroportuárias não têm parado de subir, como se temia. As explicações são formidáveis pois refere que com o aumento do tráfego e dos passageiros houve uma descida do “contributo do retalho do lado ar”, que é necessário compensar, e que o aumento previsto para os próximos tempos implica um maior investimento.

O interesse nacional pouco interessa ao investidor estrangeiro, que por sinal até está sediado noutras paragens, que beneficiam ainda mais com uma das nossas maiores indústrias, que convenhamos é o turismo.


Os nossos “sábios governantes” alienaram uma empresa que prestava um serviço público essencial, que dava “gordos proventos” à tesouraria pública a troco de uma soma que já foi gasta sabe-se lá em quê, e agora temos o tráfego aéreo nas mãos de interesses estrangeiros, e alegremente ainda fazem a apologia do benefício das privatizações...  


quarta-feira, agosto 05, 2015

PALAVRA DE POLÍTICO

Nos dias que correm e neste pobre país, a palavra da maioria dos políticos não vale um mísero tostão furado, tantas as asneiras e mentiras que muitos debitam com aquele ar sério que tantas coisas afinal escondem.

Já aqui zurzi bastante políticos da maioria, que não podia passar sem dar a minha alfinetada em alguém do PS, não vão os meus amigos pensar que este partido nutre a minha simpatia.

A fava hoje saiu a João Galamba, um dirigente do PS, que veio afirmar duas coisas, penso que sem medir bem o alcance das suas palavras.
Começando pela TSU, veio este dirigente dizer que a função pública não terá baixa da TSU, sem no entanto dizer também, que o PS é a favor da convergência das pensões do sector público e privado, porque se deve ter (convenientemente) esquecido desse pormenor.

João Galamba não ficou contente com uma afirmação pouco feliz, e rematou com outra, ao dizer que no programa do partido todos os portugueses serão contemplados com maiores rendimentos, explicando que os funcionários públicos serão beneficiados com a devolução dos cortes salariais, mas omitiu quem seriam esses beneficiados, pois teria que dizer que são os que auferem maiores salários, o que (convenientemente) mais uma vez ficou esquecido.


Um generosa dose de Memofante (passe a publicidade) fazia bem à classe política, pois há cada vez mais gente com (convenientes) lapsos de memória.


segunda-feira, agosto 03, 2015

CURIOSIDADES LUSAS



Ainda há poucos dias eram muitos os que escreveram e falaram sobre o caso Salgado que ficou em prisão domiciliária com guarda às portas, porque isso custava dinheiro ao Estado, e sobretudo porque retirava polícias do seu serviço habitual que é a segurança de pessoas e bens.

Neste domingo não houve jornal, rádio ou televisão que não tivesse notícias sobre o casamento do “super agente da FIFA” Jorge Mendes, que mobilizou dezenas de agentes policiais, para “proteger” os noivos e convidados famosos, mas que me conste, e procurei, não houve nenhum comentário sobre a possível falta de agentes para proteger as populações.

A morte do leão Cecil, às mãos de um obscuro dentista americano, numa caçada legal tanto quanto sei, foi noticiada à exaustão pela imprensa nacional, a mesma que pouco relevo deu ao assassinato duma criança palestiniana, por colonos israelitas, extremistas é certo, mas que não hesitaram em cometer este crime hediondo.