sexta-feira, maio 01, 2015
quinta-feira, abril 30, 2015
PRIMAVERA DOS POVOS
O poder das monarquias europeias
sofreu um rude golpe com a sequência de golpes causados por movimentos
revolucionários, em 1848.
Em geral diz-se que tudo terá
começado antes, com a subida ao trono, em França, do rei Luís Filipe,
denominado “rei burguês”, devido à sua origem, que acabará por ser forçado a
abdicar em 1848, sendo proclamada a Segunda República.
Sendo certo que esta Primavera
dos Povos durou pouco tempo, e que os regimes anteriores foram repostos, na
maioria dos casos até à 1ª Guerra Mundial, é certo que no caso francês, foi uma
revolução social dos pobres, que acabou por unir a burguesia moderada, os
republicanos e os socialistas. A burguesia abandonou os operários e camponeses,
acabando por desequilibrar as forças, e ditar o insucesso das insurreições, em
França e também um pouco por todo o lado.
Palácio da Pena, fotografado em 1848 por Wenceslau Cifka
Este blogue foi criado 3 de Abril de 2005 e este é o post 2.020
terça-feira, abril 28, 2015
VELHAS ÁRVORES
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera, e o insecto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:
Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac, in "Poesias"
Do que as árvores novas, mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas...
O homem, a fera, e o insecto, à sombra delas
Vivem, livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.
Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo! envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem:
Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem!
Olavo Bilac, in "Poesias"
domingo, abril 26, 2015
A FALTA DE RESPEITO PELAS LEIS
Nós até temos muitas leis,
algumas delas bem avançadas, mas, talvez pelo seu excesso, acabam por ser
dribladas ou simplesmente desrespeitadas por quem tenha dinheiro para manter a
litigância.
Acabou de ser conhecido um
conjunto de regras para reforçar a defesa da privacidade dos trabalhadores,
tornando expressamente proibidos os acessos aos emails dos trabalhadores. Ficou
proibido também que as empresas questionem os trabalhadores sobre o conteúdo
das mensagens publicadas nas redes sociais, ou que estas possam ser usadas na
admissão ou no despedimento por justa causa.
Todos sabemos como têm sido
devassadas as contas de correio electrónico de muitos trabalhadores, e como têm
sido usadas como motivo para despedimento mensagens deixadas nas redes sociais.
Não é inédito que nas entrevistas para candidatos a emprego, lhes seja
solicitado que divulguem a sua actividade nas redes sociais, e que depois que
lhes seja solicitado que adiram aos serviços das redes sociais nos sítios da
própria empresa.
Muitas vezes não são as leis que
fazem falta, mas sim a punição pronta de quem abusa da sua posição para
intimidar outrem. Note-se que os mais poderosos estão muito preocupados com a
sua intimidade e privacidade, mas quem é mais desrespeitado são precisamente os
mais desfavorecidos.
sábado, abril 25, 2015
25 DE ABRIL
Para que não se esqueça do que foram 48 anos de ditadura.
Ferraz, in Os Ridículos
A música é uma arma
Etiquetas:
25 de Abril,
Celebração,
Memória
quinta-feira, abril 23, 2015
BELEZA
“Um dia virá em que o trabalhador poderá ser um artista,
senão pela expressão (o que cada vez importará menos) mas pelo menos para
sentir o belo.”
George Sand
"As flores refletem bem o que é o amor. Quem deseja possuir uma flor, irá vê-la murchar. Mas quem olhar uma flor no campo, terá esta beleza para sempre."
Paulo Coelho
Etiquetas:
Beleza,
Fotografia,
Natureza
terça-feira, abril 21, 2015
CUIDADO COM OS MAIS PERIGOSOS
Uma das notícias em destaque de
ontem, foi “PSP apanha duas carteiristas em Belém”. O bom trabalho da polícia
merece o destaque, e penso que os carteiristas não são propriamente populares,
ainda a sua actividade não seja violenta e de grande monta.
Quando ainda há poucos dias se
ouvia dizer que a criminalidade, em geral, estava a diminuir eu duvidei das
afirmações, mas depois constatei que o diziam com base nas queixas apresentadas
nas esquadras, o que não será o melhor dos indicadores.
Só por acaso, e como já se
conhecem bastantes pessoas que se manifestam contra o que se passou no BES, e
também já se conhecem intenções de processar o Estado pelas decisões no caso
BES, e como não se conhecem queixas nas esquadras sobre este assunto, eu
pergunto:
-Será que os carteiristas causam
mais prejuízos do que as burlas de colarinho branco? E será que o “assalto”
constante aos salários resultantes do trabalho honesto, por quem
sistematicamente engana quem em neles confia, não é também um crime?
Etiquetas:
Carteiristas,
Castigo,
Crimes
domingo, abril 19, 2015
PRAGMATISMO DA TRETA
Uma das frases da semana pertence
a Paulo Portas que disse que “foram razões pragmáticas” que levaram à redução
do IRC, e não razões de ordem ideológica.
Claro que o vice-primeiro
ministro pode dizer o que quiser, mas não consegue provar que desde que começou
a descida do IRC começou a haver mais investimento, ou que desde essa altura o
desemprego tenha baixado, porque aconteceu rigorosamente o contrário, e até os
números oficiais o demonstram.
Não existe também qualquer
pragmatismo em dizer que temos problemas de sustentabilidade na Segurança
Social, para logo de seguida se dizer que se pretende baixar a TSU das
empresas. Não é nada pragmático ser-se contra as 35 horas semanais, e vir-se
agora dizer que para combater a baixa natalidade se deve dar mais tempo livre
aos pais e avós para acompanhamento das criancinhas.
Usando do pragmatismo que faltou
a Paulo Portas, pelo menos no tema escolhido, pode dizer-se que ele deve ter
querido dizer que é pragmático, no seu conceito, mentir para tentar enganar
quem o ouve…
Leia primeiro o artigo e só depois veja o cartoon.
Etiquetas:
Engano,
Mentiras,
Pragmatismo
sexta-feira, abril 17, 2015
quinta-feira, abril 16, 2015
A CULPA DO ERRO TÉCNICO
Os hipermercados Continente, do
grupo Sonae, não comunicaram ao fisco muitas facturas correspondentes às
compras efectuadas pelos clientes, e vieram alegar que esta falha se devia a um
erro técnico.
Errar é humano, já o diz o
ditado, contudo estamos a falar do fisco, que não tem por hábito aceitar
desculpas deste tipo, ou de qualquer outro, no que concerne às obrigações para
com o fisco, e que tem coimas para todas as infracções.
Que se saiba, esta situação só
foi conhecida do grande público, porque diversos clientes, reclamaram, e não
por intervenção de qualquer serviço do Ministério da Finanças, o que é curioso.
Curioso será também saber quais as diligências que se seguem, neste caso
particular, por parte do fisco, que agora pode fiscalizar e aquilatar da
extensão dos clientes abrangidos por “este erro técnico”, duma empresa
pertencente a um grupo com vastos recursos na área informática, como se sabe.
Etiquetas:
Curiosidade,
Desculpas,
Precedente
Subscrever:
Mensagens (Atom)










