Uma das notícias em destaque de
ontem, foi “PSP apanha duas carteiristas em Belém”. O bom trabalho da polícia
merece o destaque, e penso que os carteiristas não são propriamente populares,
ainda a sua actividade não seja violenta e de grande monta.
Quando ainda há poucos dias se
ouvia dizer que a criminalidade, em geral, estava a diminuir eu duvidei das
afirmações, mas depois constatei que o diziam com base nas queixas apresentadas
nas esquadras, o que não será o melhor dos indicadores.
Só por acaso, e como já se
conhecem bastantes pessoas que se manifestam contra o que se passou no BES, e
também já se conhecem intenções de processar o Estado pelas decisões no caso
BES, e como não se conhecem queixas nas esquadras sobre este assunto, eu
pergunto:
-Será que os carteiristas causam
mais prejuízos do que as burlas de colarinho branco? E será que o “assalto”
constante aos salários resultantes do trabalho honesto, por quem
sistematicamente engana quem em neles confia, não é também um crime?
