Mostrar mensagens com a etiqueta Belém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Belém. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, março 17, 2016

QUE FUTURO PARA BELÉM?

Já todos percebemos que o que esteve em causa na recusa do plano do eixo cultural Belém/Ajuda foi o do protagonismo de António Lamas e da centralização do poder na sua pessoa. O plano em si mesmo era bom, mas todos queriam ter a sua dose de protagonismo, o que nunca deu certo em Sintra, nem pode dar certo aqui em Lisboa.

O que se teme é que tudo fique exactamente na mesma, porque “os párocos das diversas capelinhas” nunca se hão-de entender num projecto de gestão integrada.

O ministério da Cultura e a DGPC têm grandes problemas, começando pela falta de dinheiro e duma estrutura pesadíssima, em que as decisões chegam sempre tarde, quando chegam, e dependem sempre da política do governo e do todo-poderoso ministério das Finanças. As verbas recolhidas na zona de Belém são indispensáveis ao funcionamento da DGPC e dos museus e monumentos que estão sob a sua alçada, e este ano tem também em mãos o caso do falido Museu do Côa, que passou por uma experiência como fundação, que correu obviamente muito mal.

A Câmara de Lisboa tem outra estrutura pesada e muitos outros museus e equipamentos culturais, dependentes da EGEAC, que também não primam pela eficácia na captação de públicos e de receitas.

O novo responsável pelo CCB, Elísio Summavielle, também manifestou vontade de se manter afastado da responsabilidade resultante dum envolvimento nesta matéria, centrando-se no que está directamente a seu cargo.  


João Soares promete novidades nesta matéria num futuro próximo, mas dificilmente conseguirá “tirar coelhos da cartola”.

Belém 1940

domingo, março 13, 2016

MARCELO NO PALÁCIO DE BELÉM

Marcelo chega a Belém e resolve "dar uma borla" a todos os que quiseram visitar Belém no 1º sábado após a posse. Os portugueses responderam em massa (somos um povo curioso), e o espaço mostrou-se pequeno para toda a gente. As filas começaram pela manhã e perduraram pelo dia todo.

Visitas guiadas eram impossíveis, e não foram prometidas, mas Marcelo estava lá, e também havia música para quem conseguiu entrar.

Será que algum dos visitantes de hoje pensou por um momento que foi ali que os Távoras estiveram cativos antes de serem executados ali bem perto?

Que importam as filas, os Távoras, os reis que por ali passaram? Nada! Fazia um bonito dia de sol, e os que não entraram puderam visitar outros museus da zona, almoçar nas redondezas, ou passear com a família em Belém, ali bem à beira-mar.

sábado, janeiro 09, 2016

FOTOGRAFIAS

Nos dias que correm os telemóveis estão sempre presentes e as fotografias surgem a qualquer momento e em qualquer lugar, como diz o meu amigo Palaciano que me fornece imensas imagens que uso com a sua concordância.

Jerónimos by Palaciano 

Espelho de água by Palaciano 

Mar by Palaciano

domingo, fevereiro 07, 2010

CANDIDATO




Portugal atravessa um período político e social pior do que aquele a que alguém chamou de “pantanal” em tempos ainda recentes. As soluções que se apresentam são protagonizadas sempre pelos mesmos que nos conduziram a este ponto.

O próximo acto eleitoral será para escolher o novo inquilino de Belém e é com agrado que se regista uma candidatura descomprometida e convincente. Um candidato que não promete agradar a todos. e que apesar da sua costela monárquica aceita sacrificar-se tentando passar uma barrela na política portuguesa, a partir de Belém, merece o apoio deste humilde Zé Povinho.