terça-feira, junho 11, 2019

O LOTO DO PATRIMÓNIO


A ideia vem de França e já vai no seu segundo ano. Esta medida prevê ajudar à preservação do património francês, à margem das instituições vocacionadas para o efeito.

Como é sabido o dinheiro não abunda para estas questões do Património, e todas as contribuições são bem recebidas, sejam elas através do mecenato ou até do jogo, como é o caso vertente.

Em conversa sobre o assunto com um amigo, ele colocou uma pergunta pertinente, segundo a óptica de quem não está por dentro do meio. A pergunta era, objectivamente, porque não se replicava a ideia em Portugal?

Foi difícil explicar ao meu amigo que este projecto implica candidaturas que sobretudo tenham em conta o estado de perigo em que se encontre o monumento, o impacto que o projecto venha a ter no território em que se insere, e também a qualidade e viabilidade do projecto em si mesmo. É precisamente nos requisitos para as candidaturas que reside o nosso problema, pois claro.

Nem me vou debruçar aqui sobre a explicação que tive que dar ao meu amigo, deixo isso para a vossa própria interpretação.


Sem comentários: