quinta-feira, abril 05, 2018

TURISMO INSUSTENTÁVEL


O turismo tem sido uma bênção para a economia e para o emprego nos últimos anos, mas nem tudo têm sido rosas, porque as autoridades não têm dado atenção aos avisos e às experiências de outros países que também enfrentaram vagas de turismo idênticas, antes de nós.

A vida nos locais mais procurados pelos turistas, como Lisboa, Porto, Sintra, e outros locais do Algarve, ou das Regiões Autónomas, tem vindo a tornar-se cada vez mais difícil para os residentes, nomeadamente para as camadas mais desprotegidas.

O custo de vida aumenta a passos largos, a habitação começa a ter custos incomportáveis, o descanso nas zonas onde a pressão turística é maior é frequentemente perturbado, e a descaracterização do comércio e de outras actividades económicas é óbvia.

Claro que temos quem esteja contente com a situação e que prefira ignorar os problemas, pensando apenas no lucro imediato, e são os mesmos que dizem que ainda há muito por onde crescer, escondendo que já estamos pior que Londres ou do que Barcelona, cidades que já começaram a combater os excessos e ainda enfrentam graves problemas causados pelo excesso de turistas e pela massificação descontrolada do fenómeno.

Turismo sustentável é aquele que é benéfico em 1º lugar para os residentes, e além disso cuida em não descaracterizar as cidades, procurando antes acrescentar qualidade para oferecer melhores serviços e atrair desse modo turismo de mais qualidade.



1 comentário:

O Puma disse...

... entretanto Lula vitima de golpe