quarta-feira, fevereiro 28, 2018

EMPREGO E SALÁRIO



Tudo o que está de algum modo ligado ao turismo está a ganhar dinheiro nesta altura, sejam os hotéis, o alojamento local, o rent-a-car, os restaurantes, as agências de viagens, o comércio tradicional e outros, porque o turismo está claramente em alta.

Os hotéis aumentam os seus preços, os restaurantes na berra aumentam os menus, o alojamento local também deita uns pozinhos nas diárias, os preços das viagens para os destinos mais badalados também aumentam e o comércio com alguma qualidade também sobe os seus preços, mas a justificação está mesmo à vista, é o aumento da procura.

O que é curioso nos sectores ligados ao turismo é que a relação emprego/salário está descompensada, porque apesar da escassez de profissionais, relativamente à procura, não é compensada pelo aumento dos salários oferecidos pelos empresários.

É fácil declarar que não há quem esteja disposto a trabalhar, e até afirmar que os salários podem aumentar com o decorrer do tempo e com a demonstração das competências, mas na realidade o que salta à vista é o desejo de mais lucros, sacrificando-se os salários, e isto vai resultando na sangria de profissionais jovens, que encontram melhor reconhecimento além-fronteiras. Dentro de poucos anos a escassez de pessoal qualificado será uma realidade inultrapassável e isso será resultado da ganância de muitos empresários de vistas curtas.  


Henry Matisse Blue Nude

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

É a ganância dos patrões, em acção.
Abraço

Anónimo disse...

Caro Zé

Os empresários portugueses sempre foram deste jeito ..... não aprendem !!
Sou engenheiro civil, e me ofereceram 830 € liquidos por mes.
Não aceitei.
O mesmo se passa com empresas industriais, se queixam que não há quem queira trabalhar ......... é facil resolver, aumentem os salários, o se arriscam a não terem ninguem, e os jovens a se irem para fora, e não retornarem.

Abraços.

Ramiro Lopes Andrade
https://ramirolopesandrade.blogspot.pt/