sexta-feira, outubro 13, 2017

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM RESTAURANTES?



Depois de passada a fúria contra os fumadores e do tempo que decorreu até se tornar uma regra a proibição do fumo na generalidade dos restaurantes, eis que vem aí mais uma lei que pretende aprovar a entrada de animais de estimação em restaurantes.

Para que conste já não sou fumador há vários anos e gosto muito de cães, especialmente dos grandinhos, em detrimento das miniaturas que não me dizem absolutamente nada.

Dito isto, confesso que esta decisão da maioria dos deputados me desagrada em absoluto, pois embora caiba ao dono do restaurante permitir, ou não, a entrada de animais de estimação, não me convence da sua bondade.

Conheço restaurantes em que as crianças não são bem recebidas, apesar das leis vigentes, e não penso que me agrade estar num restaurante onde se encontrem uns quantos cães, talvez uns gatos, ou mesmo uns coelhos, ou cobras, ou ratos de estimação. Qualquer um é livre de ter animais de estimação na sua casa, e até de os passear em espaços públicos devidamente guardados pelos donos, mas num restaurante, tenho muitas dúvidas.

Terão os senhores deputados, certamente bem-intencionados, pensado na salsada que pode dar o encontro de diversos cães no mesmo espaço fechado, ou de gatos e cães que nunca conviveram, ou do pânico que pode causar uma cobra ou um qualquer lagarto dentro dum restaurante? Já pensaram nos problemas de higiene que podem advir com a implementação desta autorização? Em caso de problemas como se resolvem as questões de responsabilidade civil?

Para mim tenho que as crianças podem causar incómodos em alguns casos, mas os animais de companhia podem criar situações bem mais complicadas, disso não tenho qualquer dúvida.

Sei que quem gosta muito dos seus animais de estimação e os trata e treina convenientemente, pode discordar desta minha opinião, mas também convém lembrar que os animais são o espelho dos seus donos, e infelizmente há muitos que não são merecedores do direito de ter animais à sua guarda.


Tão amigos que nós somos...

2 comentários:

VitalBicho E Portugal disse...

Estas leis derivam dum puro fanatismo, na realidade nem protegem, o bem estar dos animais, sim a conveniência dos seus donos, se a liberdade acaba, quando atropela a do próximo, este é um caso, também a pensar, outros motivos já foram descritos, por o autor e concordo

Pata Negra disse...

Eu tenho um galo de estimação. Nunca vou entrar com ele num restaurante! Ninguém me garante que o prato do dia seguinte não é galo de cabidela! Cães só vou tolerar se eles servirem à mesa!
Um abraço e manda lixar os temas de entretém