terça-feira, agosto 01, 2017

OS TEMPOS MUDAM E TAMBÉM AS PESSOAS



Quando em 1976 vim para Portugal com dois filhos nos braços, por não ter condições de segurança para continuar na minha terra, Moçambique, não fui lá muito bem recebido.
Instalei-me numa zona de Lisboa, e fui imediatamente trabalhar porque tinha vindo com uma mão atrás e outra à frente, e as crianças necessitavam de comer e eu não tinha feitio para estender a mão, ou enfrentar filas intermináveis para implorar ajuda.

Recordo-me bem de um jovem que frequentava um café perto da minha porta, com uma barba ainda mal plantada, cabelo grande e de fita na cabeça, quando não usava a boina à Che, que se entretinha a insultar “os colonialistas” que tinham ido explorar os povos indígenas, esquecendo-se que África era dos negros. Nunca perdi muito tempo com as parvoíces de quem falava do que não sabia, porque não valia o esforço.

Quarenta e tal anos depois, eis que me cruzo com um homem abatido, que aparentava ser bastante mais velho do que eu, e que clamava contra o governo, por não ter ainda conseguido ajuda, pedida há mais de uma semana, porque tinha vindo da Venezuela a fugir da instabilidade política e da violência das ruas.

Conversa puxa conversa e lá surgem as recordações, e reconheço neste homem vergado à dureza da vida, o tal jovem revolucionário que não poupava nas palavras para atacar “os retornas” como ele dizia.

Senti pena do João, é esse o seu nome, porque voltou para a sua terra onde já não tem família, uns morreram de velhos, outros de excessos com drogas, de que ele escapou, e resta-lhe a família da mulher que os acolheu em sua casa. Sei que tem esperança de voltar à Venezuela, mas também sei que já nem se recorda do que disse há quarenta e tal anos, e nem sequer me passou pela cabeça recordar-lho.

Os tempos mudam e mudam também as pessoas, é a lei da vida…


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Férias interrompidas por uns dias, eis-me de visita aos amigos
Como dizia minha avó "Não te rias do teu vizinho, que o mal vem-te no caminho.
Um abraço