terça-feira, agosto 29, 2017

A INVEJA TUGA



O caso da Autoeuropa com o trabalho ao sábado, sendo tratado como um dia normal de trabalho, fez com que as caixas de comentários das notícias se enchessem de imensas alarvidades, de quem não sendo atingido pela medida ataca quem se procura defender com os instrumentos que tem ao seu dispor.

Há pouco mais de uma vintena de anos a semana normal de trabalho era de segunda a sexta, e o sábado e domingo eram dias de descanso para a maioria dos portugueses, embora existissem alguns serviços de utilidade pública, que laboravam aos fins-de-semana e aos feriados. A vida decorria na completa normalidade e ninguém se queixava, e os patrões quando tinham que satisfazer encomendas superiores à produção normal, recorriam ao trabalho extraordinário durante o tempo necessário, e tudo se resolvia a contento.

Com o ultraliberalismo e as suas teorias economicistas, as relações laborais desequilibraram-se e diminuiu a protecção do factor trabalho, aumentando o poder do factor capital, tudo em benefício de maiores lucros com a diminuição dos custos, leia-se direitos laborais.

O sábado e o domingo não deviam nunca ser considerados como dias normais de trabalho, e quem quiser que os seus trabalhadores trabalhem nesses dias, deve ser obrigado a remunerar esse trabalho como extraordinário, é simples. Isto deve ser válido para o Estado e para os privados e em todos os sectores.

Nada paga os inconvenientes para a vida pessoal e familiar de quem está privado de poder folgar normalmente nos mesmos dias que a maioria, mas há que reconhecer que não é a mesma coisa trabalhar quando a família e amigos estão de folga, e ser obrigado a folgar muitas vezes em dias à escolha dos serviços.

Nota: Trabalho há mais de 40 anos aos sábados, domingos e feriados, e só me lembro de ter folgas normais durante seis meses.   


Este remédio era bom para muito invejoso 

Inveja

4 comentários:

Anónimo disse...

Há quem goste e aplaudam que os outros trabalhem sábados e domingos, mas quando lhes toca a eles a coisa perde o seu encanto..
Joca

Elvira Carvalho disse...

Usar o trabalho ao sábado como um dia normal, é uma regressão de direitos. Embora em muitas profissões isso aconteça.
Abraço

lian disse...

excelente reflexão a sua:
lembro que uma época , aos domingos , nada ficava aberto.
apenas a igreja .
o domingo tinha cara de domingo e de descanso.
hoje o comércio abre e desfigura o dia de descanso.
grande abraço e feliz quarta feira abençoada.
:o)
http://elianeapkroker.blogspot.com.b

São disse...

Para algumas criaturas a solução ideal seria a escravatura legalizada...

Bom dia