sexta-feira, junho 02, 2017

OS GESTORES MARAVILHA

Em Portugal para além dos futebolistas e seus treinadores, existem mais uns quantos indivíduos que auferem, ou auferiram, salários escandalosamente altos, cuja justificação parecia ser a excelência dos resultados que conseguiam para as empresas que comandavam.

É do domínio comum que as empresas não podem crescer sempre a taxas elevadas, dando a cada ano que passa cada vez mais lucros aos seus accionistas, porque existem os limites impostos pelo mercado (a procura), e porque também se tem que contar com o investimento que faz parte da sustentabilidade.

Alguns senhores gestores tugas não conseguiram resistir à pressão dos accionistas e à sua própria vaidade, e vai daí recorrerem à “criatividade”, que em linguagem corrente é conhecida como “falcatrua”, enganando tanto os patrões como o próprio Estado, com esquemas mais ou menos elaborados, mas que algum dia teriam de ser descobertos.


Muitos dos “gestores de sucesso” deste rectângulo, alguns deles condecorados pelo poder político, esqueceram-se da frase de Abraham Lincoln: “Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo…”.

Leitura sugerida AQUI


4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Se os gestores fossem tão perfeitos quanto a flor da foto, não havia empresas em crise.
Um abraço e bom fim-de-semana

Anónimo disse...

Aos poucos cai-lhes a máscara e lá são acusados, mas nunca metidos na cadeia...
Bjo da Sílvia

SILO LÍRICO - Poemas, Contos, Crônicas e outros textos literários. disse...

Gostei do teu "Zé Povinho",
Da postagem criticando
Todo desmando de um bando
Bebendo quieto e sozinho

Dos vinhos o melhor vinho
Sem estar n'outro pensando.
Pararão somente quando
Chegar ao fim do caminho.

Cá, o pobre brasileiro
Passa só sentindo o cheiro
De banquetes. Cidadãos

São lesados, e o dinheiro
Do povo tem paradeiro
No governo, em sujas mãos.

Grande abraço. Laerte.

Anónimo disse...

Temos que estar a pau com os condecorados por causa do sucesso empresarial, porque quando são investigados ficam a saber-se coisas que envergonham o careca...
Joca