quinta-feira, junho 15, 2017

FACES NEGATIVAS DO TURISMO

Aproveitando uns dias de férias, lá cirandei hoje por Belém como turista, e posso dizer que fiquei mal impressionado com o rumo que a zona está a levar.

O número de Tuk Tuk, o meio de transporte típico nacional, que por lá circulam e se encontram parados em locais inapropriados é assustador. As lojas de recordações (made in China), curiosamente com funcionários de aspecto asiático, e os restaurantes regionais anunciando comida japonesa e já se encontram pela zona, tudo a promover a nossa cultura.

Passando pelo jardim fronteiro aos pastéis de Belém, e como estava um dia de calor e era feriado, apresentava um elevado número de pessoas aproveitando as sombras (e a relva), sendo visível que os contentores de lixo estavam cheios e as embalagens vazias do muito português hambúrguer, estavam espalhadas pelo chão, como convém.

Felizmente encontrei um restaurante verdadeiramente tuga, que conhecia bem, onde ainda se come boa comida nacional, mas os clientes eram também eles nacionais, porque os estrangeiros enchiam as esplanadas comendo as suas saladas, e algumas vezes as comidas que eles acham exóticas e ainda não normalizadas pelas multinacionais ou pelos patos bravos que esmifram os turistas até ao tutano.


O que nos distingue dos outros povos e dos outros países está a desaparecer a olhos vistos, e com isso lá se vai o negócio, e o trabalho, meus caros… 

Very Typical ... in Thailand

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Andei por lá no dia 30 de Maio, e reparei no mesmo.
Um abraço

Anónimo disse...

Os bairros antigos de Lisboa, já eram, a Vila de Sintra, também, Belém, idem, parece que só nos restam os dormitórios para viver e em breve a comida de plástico, porque a outra desaparece do mercado.
Joca