terça-feira, junho 06, 2017

ENTRADAS GRÁTIS NOS MUSEUS

O anúncio de entradas gratuitas nos museus, palácios e monumentos sob a alçada do Ministério da Cultura, nas manhãs dos domingos e feriados, feito numa altura em que o ministro está sob fogo cerrado devido aos acontecimentos no Convento de Cristo e no Mosteiro dos Jerónimos, despoletados por notícias da comunicação social, soou a manobra de diversão muito conveniente nesta situação embaraçosa.

Esta medida que até já estava prevista e aguardava regulamentação, é encarada por muitos agentes culturais com alguma cautela e preocupação, porque existem equipamentos que já atingiram os seus limites de capacidade de acolhimento de visitantes, ou estão à beira disso.

O Ministério da Cultura deverá, na regulamentação das gratuitidades, acautelar a segurança dos visitantes e dos funcionários, prevendo situações de emergência, tendo por isso que dotar os serviços com pessoal suficiente e com planos de emergência bem elaborados e testados, para que tudo possa correr com tranquilidade em todos os serviços.


Outra coisa a acautelar será o problema das agências de viagens, que naturalmente saberão aproveitar estas gratuitidades em seu proveito, e agendarão as visitas para o período da manhã dos domingos e feriados, mesmo que tenham recebido o valor das entradas por parte dos clientes. Esta situação tem sido recorrente, com os turistas a tirar os seus bilhetes grátis, aumentando as filas de alguns monumentos, depois de terem sido informados sobre o que iam ver, pelo guia que os acompanha no autocarro até ao local.

Cartoons interessantes 

2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Um caso com alguns prós e muitos contras.
Um abraço

O Puma disse...

Sempre bem observado
Abraço