sábado, fevereiro 18, 2017

D. AFONSO VI – A ANULAÇÃO DO CASAMENTO

D. Maria Francisca alegando a incapacidade do marido, resolvera separar-se dele. Escreve uma carta, comunicando-lhe que recolhia ao Convento da Esperança e ia requerer a anulação do casamento para regressar ao seu país, levando o dote que trouxera Nessa mesma data dirigia ela uma epístola ao Cabido da Sé de Lisboa, informando-o das suas intenções, nestes termos:

Apartei-me da companhia de Sua Majestade, que Deus guarde, por não ter tido efeito o matrimónio em que nos concertámos, e por não poder sofrer mais tempo os escrúpulos da minha consciência, que me fez dissimular até agora o amor que tenho e me merecem estes reinos. Esperoque Sua Majestade, como melhor testemunha da minha razão, a declare para me recolher brevemente a França sem embaraço a minha pessoa.

E rogo ao Cabido da Santa Sé desta cidade, a quem por seus ministros toca ser juiz desta causa a queira mandar abreviar quanto for possível, favorecendo em tudo o que for justo a uma estrangeira magoada da desgraça de não poder viver na terra que veio buscar com tanto gosto.

E pode muito confiadamente entender de mim o Cabido, que em toda a parte em que assistir, saberei reconhecer a cortesia com que me trataram.

Lisboa, 22 de Novembro de 1667


Maria Francisca Isabel de Saboia


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Um pedacinho de história.
Um abraço e bom fim de semana