terça-feira, fevereiro 14, 2017

CURIOSIDADE – D. AFONSO VI

Em 1668, D. Afonso VI foi enviado para o Forte de S. João Baptista, na Ilha Terceira, onde permaneceu seis anos em cativeiro. D Pedro II descobrindo uma conspiração em 1674, protegida pelo embaixador espanhol, conde de Humanes, em que se pretendia soltar o rei e restituir-lhe o trono, foi o monarca transferido para o Paço de Sintra, onde veio a morrer, sendo mortos alguns dos conspiradores.

Chegou a armada comandada por Pedro Jacques de Magalhães, e fundeou em Cascais a 20 de Setembro de 1674, conduzindo o rei prisioneiro.

Deve ter sido lugubremente dramático o cortejo sinistramente iluminado com archotes, e a chegada desse prisioneiro inválido por aquela noite de Verão ao Paço, havia muito desabitado, e a sua condução à luz mortiça das tochas pelas salas quase vazias e pelas escadas em que os passos dos seus carcereiros ecoavam com sussurro. Tristemente penosa deve também ter sido a entrada no pequeno quarto, em cuja janela tinham colocado recentemente grades de ferro para bem servir de prisão.


O Paço era na altura guardado por trezentos soldados de infantaria a cargo do Sargento-mor Manuel Nunes, e havia também uma companhia de cavalaria, que era rendida todos os meses. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma curiosidade histórica que se lê com atenção.
Bjo da Sílvia