segunda-feira, janeiro 02, 2017

O PÚBLICO E O PRIVADO

Fala-se muito nas virtudes do sector privado e nos defeitos do sector público, contudo nunca se quer ir muito longe na discussão desse assunto, como é nosso hábito.

Existe um factor que para mim é muito importante, e esse é o da transparência, onde o sector público leva a melhor na comparação. Uma consulta aos quadros do pessoal dos serviços, e às tabelas de vencimentos podem ser feitas por qualquer pessoa.

Começando pelo caso do ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, temos que no sector privado não existe a obrigação da declaração de rendimentos, no caso dos gestores, mas não ficamos apenas por aqui porque sabe-se que existem muitas empresas e seus colaboradores, que declaram rendimentos inferiores aos reais, fugindo assim às suas obrigações para com o fisco e com a Segurança Social.


É sempre mais fácil atacar os serviços públicos, afinal todos os pagamos e todos temos que os usar, mas deve existir consciência cívica para denunciar aquilo que está mal, e cumprir escrupulosamente aquilo que nos cabe enquanto cidadãos, independentemente do sector em que trabalhamos.


2 comentários:

Anónimo disse...

Julgas que os espertos que driblam o fisco o vão admitir? Tora o cavalinho da chuva, aldrabar o fisco é desporto nacional e espírito cívico é uma miragem para o tuga.
Joca

maceta disse...

Isso mesmo. No fundo, o espírito dos privados passa por dar a volta ao público...e aos públicos.

abraço