sábado, dezembro 10, 2016

VELHOS SÓ PARA GUIAR?

Não sei quem teve a ideia peregrina de incluir no novo Plano Estratégico de Segurança Rodoviária (PENSE 2020) a medida de fazer com que a revalidação da carta dos condutores com 65 anos ou mais, esteja dependente de fazer uma formação obrigatória.

Por que carga de água é que estes iluminados pensam que um individuo só porque atingiu os 65 anos deixou de estar desactualizado no que respeita aos conhecimentos de condução, ou não reúne condições mentais para a condução?

Este governo presta-se para aumentar a idade de reforma, e esta já se situa acima dos 66 anos, e que me conste não pensou em tornar obrigatória a formação dos funcionários com 65 anos, nem sequer pensou em aliviar a sua carga horária, o tipo de trabalho que desenvolvem, e muito menos faz questão em fazer avaliações médicas (medicina no trabalho), para saber as condições em que estão os seus próprios funcionários.

Será que a avaliação médica obrigatória dos condutores com 50 e mais anos não é suficiente para determinar as capacidades do condutor? Que tipo de formação será indispensável para que um condutor de 65 anos fique mais capacitado para andar nas estradas? Por que é que para conduzir uma viatura seja exigível mais do que para desempenhar um qualquer ofício? Pessoas com mais de 65 anos podem e devem trabalhar, mas talvez não estejam capazes para o acto de conduzir um veículo motorizado?


A pergunta mais interessante que hoje ouvi, foi se Marcelo Rebelo de Sousa estará capaz para desempenhar o cargo ou se necessitará de alguma formação obrigatória… 


1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Incongruências de quem toma decisões.
Um abraço e uma boa semana