terça-feira, dezembro 06, 2016

UMA MÁ IMPRESSÃO DE SINTRA

Fui ao centro de Sintra num dia de comemoração do aniversário da minha esposa e, apesar de conhecer muito bem a Vila, onde trabalhei durante muitos anos, fiquei espantado com as mudanças acontecidas nestes últimos dois anos.

Comecei por ficar mal impressionado com o trânsito, porque entrar ou sair de Sintra via S. Pedro é uma trapalhada e está tudo mal assinalado, mas disseram-me que depois de nada se fazer durante os últimos anos, agora em vésperas de eleições autárquicas a autarquia acordou.

O número de turistas nesta época do ano parece ser maior, e sobretudo deixou de estar exclusivamente dependente do afluxo de espanhóis, que embora sejam muitos já não são os únicos. Curiosamente o turismo em grupo continua a existir, mas os que se deslocam de carro ou em transportes públicos são cada vez mais, o que nos traz mais gente jovem e gente com maior poder de compra.

O restaurante escolhido, excelente diga-se já, fica perto da estação de comboios e depois de algumas voltas, lá encontrei um lugar pago para estacionar. Tinha notado que junto à estação havia alguma aglomeração de pessoas, que não me parecia normal. Não era, de facto, e eram indivíduos jovens na sua maioria, que abordavam agressivamente os turistas para alugar bicicletas, e carros de todos os tipos, bem como as sempre presentes tuk-tuk.


Acho que a venda de serviços devia ser regulada, porque é extremamente aborrecido ser quase assaltado por quem “vende” serviços na via pública. Sei que isto existe em Itália e noutras paragens turísticas por esse mundo fora, mas posso discordar deste tipo de abordagem, e não serei o único. 

Sem comentários: