quinta-feira, dezembro 22, 2016

NOTÍCIAS DO PATRIMÓNIO

Sobre museus acho que li nos jornais umas três notícias, todas sobre o Museu Nacional de Arte Antiga, e eram sobre o trabalho de Sequeira, sobre a intenção de comprar um novo quadro com a colaboração da sociedade civil e outra sobre a possível ampliação do museu em direcção à Avenida 24 de Julho.

Falando de monumentos acho que as últimas notícias salientavam os números excepcionais das entradas nos Jerónimos e na Torre de Belém.

Quanto a palácios e já depois do anúncio da finalização do Palácio da Ajuda, acho que só umas notas de rodapé sobre o Tricentenário da edificação do Palácio de Mafra.

Fora da alçada do Ministério da Cultura brilha a Parques de Sintra, que já coleciona distinções mundiais de conservação, que vai mantendo níveis de público verdadeiramente grandes, que vai restaurando as fachadas de Queluz, que continua a recuperar todos os outros monumentos a seu cargo, e que vai anunciando espectáculos de Natal na Vila de Sintra.


O balanço talvez seja injusto para o sector público, mas na realidade não há nada de relevante para destacar, porque não se está a cuidar do Património, e tudo o que se vai fazendo é no sentido de manter as portas abertas, e viva o velho…

2 comentários:

Anónimo disse...

O caso mais mediatizado do fecho da Cornucópia é apenas o exemplo da falta de investimento público na Cultura, o que fica mal a qualquer governo, pior ainda quando se diz de esquerda.
Joca

Pata Negra disse...

Não há património nem matrimónio maior do que comunicar. Sendo assim comunico-te que, como era de esperar, te desejo uma boas festas. É assim, estes dias, com frases óbvias, servem também para a gente comunicar. Em nome da velha amizade blogosférica: bom natal!