quinta-feira, novembro 03, 2016

PALÁCIOS E MUDANÇAS DE DECORAÇÃO

Há dias falei em mudanças de decoração de alguns palácios, e isso suscitou algumas desconfianças naturais, porque para alguns as coisas deviam ser imutáveis.

Não concordo com a imutabilidade, e acho que algumas mudanças fazem sentido, embora outras sejam difíceis de explicar, mas o critério depende muito dos directores dos serviços, e serão esses os responsáveis por explicar as mudanças.

Apresento novamente a foto da antiga Sala de Jantar do Rei, que estava no dito artigo anterior, onde destaco o louceiro situado em 2º plano à direita, que vai ser apresentado abaixo em duas fotos mais actuais, no Palácio de Mafra.

A segunda foto apresenta esta mesma sala, decorada já como um quarto, que passou a ser designado como Quarto de D. Sebastião, aqui ainda com uma decoração diferente da actual, talvez mais interessante que a actual, mas issso é apenas uma opinião pessoal.

As duas últimas fotos são do louceiro que destaquei na descripção da 1ª foto, que hoje pode ser visto em Mafra, na Sala da Caça, juntamente com o seu par.

Recorde-se em abono da verdade, que alguns palácios estavam praticamente desprovidos de móveis por altura da sua musealização, e que foram apetrechados com móveis de outros locais a que se acrescentaram alguns adquiridos para a sua decoração de forma condigna, e com vista à sua fruição pelo público.

A Sala de Jantar do Rei

Com outra decoração passou a ser o Quarto de D. Sebastião

Louceiro que estava em Sintra (1ª foto)

Pormenor do louceiro

1 comentário:

Anónimo disse...

Alterar a função da sala via mudança do mobiliário não é enganar o público? Eu vou a um palácio e procuro imaginar o espaço como foi usado e vivido pelos reis, e não como um qualquer decorador ache que fica mais bonito.
Joca