terça-feira, novembro 22, 2016

MAFRA – ACTUALIZAR AS LEGENDAS

Há alguns meses falou-se muito da intenção demonstrada pelo Rijksmuseum de alterar o nome de algumas das suas obras devido ao facto de terem recebido reclamações, segundo as quais algumas pessoas diziam estar incomodadas com alguns termos utilizados nas legendas de algumas peças.

Termos como “preto”, “negro”, “mouro”, “anão” ou “selvagem” fazem parte da linguagem que seria actualizada, como resposta ao desconforto de uma parte dos visitantes.

Na minha recente visita ao Palácio/Convento de Mafra, e muito admirado pela falta de legendas, que sendo poucas podiam (e deviam) ser menos amadoras, e uma chamou-me a atenção pelo seu carácter inutilmente elitista.

A referência a “pessoal superior”, mostrada no seu contexto na imagem abaixo, é absurdo, até porque nunca vi nenhuma equivalência de “nobre” ser denominada como “pessoal superior”, mas acredito que a legenda tenha sido elaborada por algum técnico superior, o que pode (?) explicar a confusão.

Em rigor nem na situação dos aposentos em questão, o quarto de camarista, no piso nobre, é superior ao dos criados do sexo masculino (pessoal inferior?), que estavam situados nos mezaninos (acima do piso nobre).


Estamos em crer que a designação infeliz será corrigida em breve, e que as novas tabelas prometidas para 2017 venham a ter uma qualidade condizente com este conjunto monumental, porque há que ultrapassar esta “pobreza franciscana”. 

A
Cela fradesca

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente as tabelas do Convento de Mafra são escassas, pouco esclarecedoras, e com um layout que mete dó.
Bjo da Sílvia