quarta-feira, novembro 09, 2016

A SEGURANÇA NOS MUSEUS

O caso da escultura derrubada por um visitante no Museu Nacional de Arte Antiga teve o condão de chamar a atenção para a segurança destes serviços, e isso deve merecer a atenção do Ministério da Cultura que tem deixado o assunto em segundo plano.

A falta de pessoal tem sido uma constante nesta última dezena de anos, e o elevado nível etário dos funcionários também não está a ser tido em atenção. A falta de diálogo com estes trabalhadores, quer das direcções dos museus e monumentos, quer por parte da tutela, é uma lacuna enorme porque a sua experiência poderia dar muitas pistas sobre o que é necessário fazer-se para melhorar o serviço prestado aos visitantes.

Factores como a formação, ou falta dela, e a falta de autoridade dos mesmos por falta de regras claras, têm fragilizado a actuação destes profissionais de vigilância.


Quanto aos públicos e seus comportamentos, não seria nenhum desperdício de verbas, fazer uma campanha pública sobre os comportamentos correctos durante as visitas a museus e monumentos, talvez inserida numa divulgação nacional e internacional do nosso Património. 

1

1 comentário:

Elvira Carvalho disse...

Passei...
Um abraço