quarta-feira, setembro 28, 2016

OS BANCOS ALEMÃES (MAUS)

Durante alguns anos os países europeus que entravam em dificuldades económicas, e cujos bancos fraquejavam, eram alvo de resgates que a Europa tratava de modo a serem um castigo exemplar para esses países, declarados indisciplinados e pouco respeitadores das boas regras.

É preciso não esquecer que a crise que atravessamos foi causada por bancos, e pela ganância que os levou a produzir produtos tóxicos, e que os efeitos se fizeram sentir com mais força nas economias mais débeis, como a nossa.

A superioridade demonstrada de vários modos pela Alemanha, sempre à frente das medidas gravosas impostas aos mais necessitados, acabou por ser desmascarada não só pelos proveitos que a sua economia teve com “as ajudas” aos países resgatados, mas também pelo escândalo da VW, que mostrou a falta de rigor da sua indústria, mas também pelos problemas da sua banca, que são de uma escala muito superior à dos bancos dos países do resgate.

As dificuldades do Deutche Bank e do Commerzbank, este último já alvo de resgate pelo estado alemão por duas vezes, são muito mais perigosas para a Europa e para o euro, do que os problemas dos nossos bancos todos.


Ninguém fica contente por estes problemas que afectam os bancos alemães, mas o rigor e a superioridade com que a senhora Merkel e o seu ministro das Finanças nos acenou quando precisámos de ajuda, era afinal apenas uma treta.  


2 comentários:

tulipa disse...


OLÁ XAMUAR


Não sei o que nos espera o amanhã
MAS
o futuro assusta-me
da maneira que anda o Mundo!


Aqui admito que tenho andado afastada dos blogues.
Há períodos nas nossas vidas que nos deixam assim,
nem sei como os apelidar.
Desmotivação, será?

O que é certo é que
ABANDONAR
eu não abandono
ando é a fazer intervalos cada vez maiores.

Aguardo por si, Amigo!

Beijinho da Tulipa

O Puma disse...

Entretanto
Marcelo considerou que há ricos por fatalidade