terça-feira, agosto 30, 2016

CIDADANIA

Em Portugal somos todos muito exigentes enquanto clientes, porque julgamos que como pagamos temos mais direitos do que os que nos prestam serviço, o que é um princípio errado.

A máxima de que o cliente tem sempre razão não é correcta, quando alguém abusa da sua posição, e isso é um princípio da cidadania. O respeito pelos direitos dos outros e pela sua dignidade ficam muitas vezes no rol dos esquecidos, infelizmente.

Repare-se quantas vezes vemos pessoas a estacionar indevidamente em lugares reservados a deficientes ou a grávidas, sem qualquer vergonha, ou a dirigirem-se a caixas reservadas a deficientes ou grávidas, como se esse fosse um seu direito, porque estão com pressa.

Quando circulamos nos passeios somos brindados com os presentes dos senhores e senhoras que passearam, ou deixaram à solta, os seus animais de estimação, mas que se esqueceram de apanhar os seus dejectos, porque acham que devem ser outros a apanhá-los.

A cidadania que está afastada dos currículos escolares, e que não merece a devida atenção das autoridades, ainda que exista legislação, não é devidamente exercida por muitos de nós, que sistematicamente desrespeitamos os outros, quase que inconscientemente.


Há muito que fazer nesta matéria, e o ensino terá aqui a sua parte de formação das novas gerações, que esperamos sejam melhores do que a nossa… 

Daisy By Palaciano

2 comentários:

O Puma disse...

Com as instituições
locais regionais nacionais e europeias
tudo como diz
mas não é o fim da História

O Puma disse...

Com as instituições
locais regionais nacionais e europeias
tudo como diz
mas não é o fim da História