quinta-feira, agosto 18, 2016

A POLÍTICA E O PODER DO DINHEIRO

A ida de políticos portugueses ao Congresso do MPLA não me surpreende, porque na generalidade, quase todos dizem que tem que existir pragmatismo nas relações externas. As políticas seguidas por Eduardo dos Santos, a situação dos cidadãos angolanos, a perpetuação no poder e a repressão sobre os opositores, não contam tanto como os negócios e o investimento, isto é evidente, ainda que difícil de entender quando se defendem princípios.

Os princípios são quase sempre ultrapassados pela realidade, e as viagens pagas pela Galp, e aceites por políticos, não tiveram as consequências que deviam ter tido, mas nem isso nos pode surpreender muito, porque os lugares da política têm servido muitas vezes para promoção pessoal e como trampolim para o campo dos negócios empresariais, onde a influência conta muito.

Outra medida que é estranha quando existe um governo com apoio das esquerdas, é a possibilidade de acesso indiscriminado às contas bancárias de todos os cidadãos nacionais, alegando-se os acordos internacionais, o que não é verdadeiro nesta extensão. Dizer que esta medida vai permitir evitar a fuga ao fisco, é caricato, pois sabemos que muitos suspeitos de má gestão dos bancos, que estão sob investigação há anos, continuam a fazer grandes vidas e a alegar não ter bens e rendimentos.


A política dos nossos dias, e os seus protagonistas, deixam muito a desejar, mas ainda podemos manifestar o nosso desagrado, quando é caso disso.

Sem comentários: