segunda-feira, julho 04, 2016

OPINIÕES DE ESTRANGEIROS

O turismo é actualmente a grande âncora da nossa economia, e numa ocasião em que a economia está praticamente estagnada, nenhuma actividade ligada ao turismo pode ser deixada ao acaso, a menos que se queira deitar tudo a perder.

Na minha actividade o contacto diário com estrangeiros é inevitável, e a sua opinião chega-me em quase todos os contactos, e devo dizer que nem sempre é favorável em todos os aspectos.

As opiniões mais favoráveis têm que ver com a nossa hospitalidade e simpatia, com as belezas naturais e patrimoniais, com o custo de vida, com a segurança, e com a gastronomia. Estes aspectos que tanto atraem os visitantes estrangeiros, têm também alguns reparos que se têm verificado cada vez mais nestes últimos dois anos.

Os reparos mais frequentes sobre a gastronomia é o da oferta cada vez menos nacional, porque nas zonas turísticas são cada vez mais normais as ofertas de menus que nada têm que ver com a nossa cultura gastronómica, e que não passam de cópias do que existe em todas as capitais por esse mundo fora, bastas vezes comida de plástico. Quanto aos preços, também já ouvi muitas queixas, em alojamentos manhosos e alguns estabelecimentos em zonas turísticas como Sintra, Castelo e Belém.

Uma coisa de que os turistas muito se queixam é da falta de informação, que muitas vezes é colmatada pela colaboração dos cidadãos que são muito prestáveis, reconhecidamente.


Ouvir os turistas é imperioso, e não será com questionários que se obterão detalhes como estes, mas em torno duma mesa de café ou dum restaurante, tudo é mais verdadeiro. 

Palácio da Independência (Lisboa)

1 comentário:

LopesCaBlog disse...

Invasão estrangeira e depois têm o que comem em casa é contra censo :)

Blog LopesCa | Facebook