sexta-feira, junho 03, 2016

MUSEUS - SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Uma notícia de ontem chamava a atenção para a situação excepcional vivida em França, onde as inundações atingem proporções de catástrofe, que merecem também medidas extremas por parte das autoridades francesas que têm a seu cargo os museus.

Alguns museus franceses encerram as portas mais cedo que o habitual, e o Museu do Louvre vai  mesmo estar encerrado na sexta-feira, para evacuar as obras que estão nas reservas, que como se sabe estão guardadas em andares subterrâneos.

O que há a reter desta notícia é a preparação e a capacidade para responder a situações de emergência, quer por parte das autoridades, quer por parte do pessoal do museu, que obviamente tem preparação para estas eventualidades.

O que me preocupa é saber que a maior parte dos museus, palácios e monumentos não tem um plano de emergência operacional, não deu formação aos seus funcionários para emergências de nenhuma natureza, e não serão poucas as situações em que os meios materiais de emergência estarão fora do prazo ou serão inadequados para evacuar o público que os visita.


Não se julgue que critico por criticar, mas faço-o porque conheço bem o meio e as suas debilidades nesta matéria.


1 comentário:

Anónimo disse...

Já vi em museus e monumentos extintores fora do prazo, os trabalhadores são quase todos temporários com contratos a prazo ou desempregados, formação não há, e duvido que metade saibam onde são as saídas de emergência, que muitas vezes nem estão assinaladas. Quando passei por um palácio como OTL, já lá vão uns anos, vi como é dada pouca importância a isso.
Bjo da Sílvia