quarta-feira, abril 20, 2016

SOBRE AMADEO



Uma exposição no Grand Palais tornou mais conhecido o no Amadeo de Sousa Cardoso, do que anos e anos de exposição de obras deste pintor espalhadas um pouco por todo o mundo.

Sabemos que a Gulbenkian tem por cá boas obras e que as tem expostas com o devido destaque, mas Portugal não está na rota das grandes exposições, e isso conta, e muito, para a divulgação necessária para o reconhecimento devido de qualquer artista.

Deixo-vos aqui um artigo de Almada Negreiros sobre Amadeo:

“Amadeo de Souza-Cardoso é a primeira Descoberta de Portugal na Europa no século XX. O limite da Descoberta é infinito porque o sentido da Descoberta muda de substância e cresce em interesse- por isso que a Descoberta do Caminho Marítimo prá Índia é menos importante que a Exposição de Amadeo de Souza-Cardoso na Liga Naval de Lisboa.

Felizmente pra ti, leitor, que eu não sou crítico, razão porque te não chateio com elucidações de Arte de que estás tão longinquamente desprevenido; mas amanhã, quando já souberes que o valor de Amadeo de Souza-Cardoso é o que eu te digo, terás remorsos de o não teres sabido ontem. Portanto, começa lá hoje, vai à Exposição na Liga Naval de Lisboa, tapa os ouvidos, deixa correr os olhos e diz lá que a Vida não é assim?

Não esperes, porém, que os quadros venham ter contigo, não! Eles têm um prego atraz a prende-los. Tu é que irás ter com eles. Isto leva 30 dias, 2 meses, 1 ano mas, se tem prazo, vale a pena seres persistente porque depois saberás também onde está a Felicidade.”

José de Almada Negreiros
Poeta Futurista

Lisboa, 12 de Dez. de 1916  


1

1 comentário:

Mar Arável disse...

Boa partilha
Um momento alto da afirmação da nossa cultura
Abraço