sábado, abril 16, 2016

COMO PERDER TEMPO



Confesso que quando li pela primeira vez que o Bloco de Esquerda recomendava a mudança de nome do Cartão de Cidadão para Cartão de Cidadania, julguei que se tratava de uma piada de mau gosto, mas depois fiquei a saber que já existe até um projecto de resolução com essa recomendação ao governo.


O argumento desta recomendação é muito simples, o Bloco considera que o nome actual do documento “não respeita a identidade de género de mais de metade da população portuguesa”. O BE “entende que não existe qualquer razão que legitime o uso de linguagem sexista num documento de identificação obrigatório para todos os cidadãos e cidadãs nacionais”. Mais acrescenta que “a sua designação não deve ficar restrita à formulação masculina, que não é neutra, e deve, pelo contrário, beneficiar de uma formulação que responda também ao seu papel de identificação afectiva e simbólica, no mais profundo respeito pela igualdade de direitos entre homens e mulheres”.


Sinceramente minhas caras amigas, eu não consigo vislumbrar nenhuma forma de discriminação resultante do nome do cartão de identificação, e também acho que existem outras formas de discriminação muito mais sérias, que excluem muito mais gente, e que são muito mais evidentes, pelo que achamos que isto é apenas uma esquisitice, que nos faz perder tempo que poderia ser empregue noutras coisas mais importantes.  


PS - O descanso foi interrompido pela recepção do cartoon e vai daí, salta um texto sobre o assunto.

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Será que a Catarina equacionou o balúrdio que é preciso para mudar todos os cartões ou ela não é boa a matemática? Tanta gente sem dinheiro para comer e o bloco preocupado com um pormenor...
Abraço e bom fim de semana

Pata Negra disse...

Porque não chamar-lhe Bilhete de Identidade???

O Puma disse...

São rosas senhor