sábado, março 19, 2016

DEMAGOGIA COM A ADSE

O sistema de saúde dos funcionários públicos tem servido como arma de arremesso para dividir os trabalhadores do Estado e os do sector privado. Os partidos da direita usaram sempre a ADSE para acirrar os ânimos contra os funcionários públicos.

Há que separar aqui as águas, e perceber que a direita sempre foi favorável aos seguros de saúde, à privatização dos hospitais, e ao enfraquecimento da Segurança Social, reservando-a apenas para os pobres, que seriam todos os que não pudessem pagar às seguradoras, seja através de seguros de saúde que por seguros de reforma.

Nos últimos anos o Estado deixou de comparticipar a ADSE, e os funcionários passaram a pagar 3,5% dos seus salários, o que assegurou não só as despesas como gerou excedentes que aguçaram a cobiça do próprio ministério da Saúde.

Um sistema que funciona bem, contribui para aliviar o Serviço Nacional de Saúde, financia o sector privado e ainda dá lucro, parece ser o melhor de dois mundos, até porque em muitos casos é mais barato que a maioria dos seguros de saúde, e tem mais coberturas do que esses seguros.

Quando se falou agora em alargar a ADSE a todos, parece que se esqueceram de perguntar primeiro quem estava disposto a descontar 3,5% do seu vencimento para ter melhores serviços de saúde. Esqueceram-se também de que a Segurança Social podia ter o equivalente à ADSE para quem estivesse disposto a pagar para ter melhores serviços, mantendo a cobertura do Serviço Nacional de Saúde e melhorando-a com este aumento das receitas.


Claro que as companhias de seguros não ficariam satisfeitas, e a saúde privada também não, porque isso seria benéfico para a saúde pública, dando-lhe recursos mais substanciais, o que permitiria ultrapassar carências, por isso esta agitação toda nada mais será do que uma manobra sem consequências de maior. 

1

3 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Passei.
Deixo um abraço e desejos de bom fim de semana

O Puma disse...

Cheira-me a pólvora

Pata Negra disse...

Gosto!