terça-feira, março 29, 2016

AINDA POR BELÉM

Numa das últimas publicações coloquei umas fotos antigas do Mosteiro dos Jerónimos, em que se podia constatar que ele estava em ruínas, condição em que esteve até à conclusão dos trabalhos de remodelação e recuperação do edifício, decidida em 1860.

As obras acabaram por alterar um pouco o aspecto do mosteiro, quer com a demolição do tanque do claustro, da cozinha e da sala dos reis, até ao acrescento dos torreões a nascente do dormitório e a cobertura da torre sineira, que deixou de ser piramidal, por uma cúpula em forma de mitra. Registe-se um grande acidente que foi a derrocada do corpo central do dormitório.


Outra das imagens que também já aqui coloquei nos últimos dias, foi do Padrão dos Descobrimentos, idealizado para a Grande Exposição do Mundo Português, em 1940, da autoria de Cottinelli Telmo com a colaboração do escultor Leopoldo de Almeida, na altura construído em materiais leves e perecíveis sobre uma estrutura de ferro e cimento. Em 1960 foi reconstruído, então de forma duradoura, de betão e cantaria de pedra, sendo as esculturas de calcário. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Por aqui bebe-se cultura...
Bjo da Sílvia