terça-feira, fevereiro 23, 2016

EUROXIT - A PORTA DE SAÍDA

A União Europeia tornou-se numa arena onde coexistem parceiros de primeira, de segunda e de terceira, para simplificar a compreensão dos mais mal informados.

A Alemanha ocupa sozinha a primeira posição, e existem alguns outros países que pensam estar no mesmo patamar, como por exemplo a França, que ainda não percebeu o seu papel secundário nas decisões importantes.

Na segunda posição, devido sobretudo à sua importância enquanto parceiro privilegiado dos EUA, especialmente em questões de defesa, está o Reino Unido que tem vindo a usar todos os truques possíveis para ter o melhor de dois mundos, estar na União, e ter autonomia económica, moeda própria, e noutras matérias estar isento de obediência às regras de Bruxelas.

Na terceira divisão do clube europeu estão os países que vivem dificuldades económicas, estão na moeda única e não têm capacidade política e independência económica para contrariar as directivas de Bruxelas, ditadas pela Alemanha.


Neste momento em que a Europa está em processo de desagregação, existem duas portas de saída da união falhada, porque não solidária, e são o simples pontapé dos excluídos por serem os elos mais fracos, ou os que escolhem por referendo excluir-se por discordar do rumo deste clube dos ricos e egoístas. 


1 comentário:

O Puma disse...

Amanhã será outro dia (?)