domingo, janeiro 17, 2016

DESCOBRIMENTOS OU EXPANSÃO?

Quando se questiona se ainda é correcto falar de descobrimentos, ou se seria melhor dizer expansão, creio que estamos a perder tempo na escolha da palavra politicamente correcta, especialmente quando falamos nos descobrimentos marítimos portugueses.

Quando há quase 50 anos atrás eu aprendia História, ainda no tempo do liceu, já o meu melhor professor da matéria, que até tinha um tom demasiado monocórdico, dizia que os autores dos livros de estudo “romanceavam” bastante os factos, exagerando na glorificação dos feitos portugueses.

Já adulto, por interesse próprio, e por ligação profissional, “mergulhei” em livros de diversas bibliotecas, e centrei muito do meu interesse na História do século XIV até ao XVI, época áurea (no meu entender) da História de Portugal, As diferenças entre o que foi escrito até ao princípio do século 20, e o que foi escrito a partir do Estado Novo, começou a tornar-se muito evidente.

Ao ler um artigo sobre o lançamento do Dicionário da Expansão Portuguesa (1415-1600), e ao ver escrito que um dos interesses maiores do apoio aos descobrimentos foi o comércio, mais do que a evangelização ou outro interesse científico, ou que o Infante D. Henrique nunca criou uma escola náutica em Sagres, não vi nas revelações nenhuma novidade, era tudo sabido por qualquer pessoa interessada na matéria.

Nenhuma das “revelações” diminui o feito dos portugueses, nem a audácia deste povo, e vem apenas colocar em evidência que somos capazes de grandes feitos, não sabemos é aproveitar essas oportunidades como outros povos, como foi o caso dos ingleses e dos holandeses.


Na minha óptica expansão é um termo mais errado do que descobrimentos, porque não tivemos essa visão das descobertas, pelo menos comparativamente aos outros povos que nos sucederam no domínio dos mares e do comércio daí resultante.

( Colaboração do Palaciano)


2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Penso que descobrimentos é mais correcto, ainda que a motivação não tenha sido a que nos ensinaram na escola.
Um abraço e uma boa semana

Anónimo disse...

Bem que gostaria de ver mais participações do Palaciano, porque História é sempre um tema interessante e ele sabe como nos interessar...
Bjo da Sílvia