terça-feira, dezembro 15, 2015

O ESTADO, OS BANCOS E OS BANQUEIROS



Em Portugal começamos a ficar habituados ao colapso dos bancos privados, porque depois do BPN veio o BPP, seguiu-se o BES e agora vem o Banif, perfilando-se também o periclitante Montepio, mencionando apenas aqueles que eu me recordo.

As soluções encontradas para o descalabro dos bancos nacionais tem sido diferente, mas infelizmente o resultado tem sido sempre o mesmo, com o Estado, que somos todos nós, a arcar com os prejuízos, e os compradores a ficar com empresas sem encargos por um preço de saldo.

Há algumas perplexidades em todos os processos conhecidos, que nunca encontraram respostas nem pelos governos nem pelos comentadores económicos que sabem sempre tudo, menos o que queremos saber.

Que se tenha conhecimento nunca foram assacadas responsabilidades aos accionistas e aos gestores dos bancos que colapsaram, apesar de ser sabido que embolsaram lucros chorudos ainda no passado recente, e isso é simplesmente uma originalidade portuguesa.

Os bancos no seu conjunto, que têm responsabilidades legais no caso da falência dos bancos, e as autoridades de fiscalização do sector, nunca assumiram as suas responsabilidades, e isso é vergonhoso.

Por último, e não menos importante, os sucessivos governos nunca revelam no final dos processos, quais foram os encargos que ficaram para o Estado (contribuintes), que resultaram dos desmandos da banca nacional.



4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

E os contribuintes vão pagando. À contrariados mas pagam.
Um abraço e uma boa semana

LopesCaBlog disse...

Afinal o Banif parece q não era
Talvez tenha ´sido foi outros interesses nessa notícia :(


Blog LopesCa | Facebook 

Anónimo disse...

Porque razão Marcelo Rebelo de Sousa sendo quase familiar de Salgado e já sabendo que o BES ia dar buraco pois tem uma filha casada com o filho de Salgado ,na altura quando o Governo e Cavaco dava garantias que o BES estava bem e podia-mos estar a vontade .....então Marcelo que é ou era comentador de televisão e sabia muito bem o que se passava no BES porque razão não disse a verdade quando varias vezes fez comentários a esse banco ?
Pois sendo assim também tem uma certa culpa sendo assim não tem condições para ser Presidente da Republica foi uma pessoa que escondeu a verdade e assim não tem perfil para exercer esse grande e responsável cargo ,eu pessoalmente não vou votar nele porque foi falso pois sabia perfeitamente o que se ia passar e foi a desgraça de muita gente que ficou sem o dinheiro vesse logo que a que partido pertence !!!

tulipa disse...


OLÁ XAMUAR

é verdade, é muito triste a nossa realidade:
Em Portugal começamos a ficar habituados ao colapso dos bancos privados, porque depois do BPN veio o BPP, seguiu-se o BES e agora vem o Banif, perfilando-se também o periclitante Montepio, mencionando apenas aqueles que eu me recordo.

...infelizmente o resultado tem sido sempre o mesmo, com o Estado, que somos todos nós, a arcar com os prejuízos
é vergonhoso...

Nada me resta dizer sobre o assunto!

Em contagem decrescente para o Natal
venho relembrar:

A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa,
sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz.
(George Eliot)

Abraço da Tulipa