quarta-feira, dezembro 23, 2015

LUCROS PRIVADOS PREJUÍZOS PÚBLICOS

Esta semana começou com a notícia da venda do Banif e com o anúncio de que os prejuízos causados por mais este banco podem atingir os 3 mil milhões, a serem suportados pelos contribuintes, sendo que a venda da "coisa" irá render uns fabulosos 150 milhões.

Quando se questiona quem teve a culpa de mais este assalto ao bolso dos contribuintes, temos que o governador do Banco de Portugal sacode a água do capote, a anterior ministra das Finanças diz que nem acredita nos números, que para ela são uma surpresa, e o novo governo diz que a culpa é do anterior. A administração diz que não foi dada nem achada para esta solução, e só não sabemos se o porteiro e a senhora da limpeza têm algo a dizer em sua defesa.

Cavaco nos seus enigmas, óbvios como tudo, diz que a governação, política bem entendido, não pode ser ideológica mas sim pragmática.

Uns 12 ou 13 milhões gastos a cobrir as asneiras, gestão danosa, incompetência de banqueiros, ganância de gestores e accionistas, inação das entidades reguladoras e fiscalizadoras, e não temos condenados, não se conhecem culpados, já se sabe que muitos lucraram com estas nacionalizações, que todos iremos pagar durante muitas décadas.

Quem serão os grandes depositantes do Banif que têm garantidos os seus depósitos superiores aos 100 mil euros que são garantidos, e quais as responsabilidades assumidas pelo sector bancário nesta resolução? O Zé gostava de saber...

2.139

4 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Hoje eu só passei para desejar um feliz Natal com todos os que ama. Eu voltarei dia 26.
Abraço

Miguel Gomes disse...

Obrigado pelos votos de Feliz Natal. Agradeço e retribuo, com desejo que a saúde esteja por aí de forma sempre abundante.
Abraço.

C Valente disse...

Caro amigo agradeço sua palavras pelo que retribuo. UM SANTO NATAL PARA SI E FAMILIA

tulipa disse...


Obrigado pelos votos de Feliz Natal.

Agradeço e retribuo!

Muita saúde.
Abraço da Tulipa