terça-feira, dezembro 01, 2015

A FORÇA DO PATRONATO



Tem sido constante a pressão feita pelo patronato desde que se soube que iríamos ter um governo apoiado pela esquerda parlamentar. A sua acção chegou mesmo ao ponto de dizer que só por haver um governo de esquerda já havia uma significativa fuga de capitais.

O primado da economia que se sobrepôs aos interesses e às aspirações das pessoas, levou a que o trabalho fosse desvalorizado e as atenções do governo se centrassem quase que em exclusivo no capital e nos seus detentores.

Os custos do trabalho têm vindo a descer desde 2008/2009, os salários têm sido diminuídos pelo aumento da carga fiscal sobre o trabalho, e os lucros passaram a ter um alívio fiscal, o que tem sido muito do agrado do nosso patronato.

Com o fracasso das políticas de austeridade extrema seguidas pelo anterior governo, tornou-se evidente que é necessário repor algum do poder de compra dos trabalhadores para equilibrar a economia, e isso incomoda um patronato que estava habituado a ditar as suas regras e a explorar uma mão-de-obra barata, para não dizer outra coisa.

É bom que se perceba que não temos hipóteses de crescimento tentando competir na base dos baixos salários, porque esse lugar já está ocupado por outros com maior dimensão. Um confronto entre o patronato e os sindicatos, nesta altura, terá muito maus resultados.


Natureza Morta by Palaciano

Quebrada by Palaciano

1 comentário:

Anónimo disse...

Alguns patrõezinhos da direita ,não querem entender ,que quando o zé trabalhador tem poder de compra melhora a economia ou seja ,vai comprar aquilo que o patrãozinho faz nas suas fabricas e afins ,movimenta o mercado que por sua vez faz com que as empresas produzam mais e assim consequentemente enche os bolsos dos ditos cujos ....mas eles querem é ter os lucros fáceis ,pagando ordenados de fome e muitos deles até fogem aos impostos ,pois assim nunca conseguem endireitar a economia de um País e assim andamos há quase 40 anos com politicas erradas consentidas por mafiosos que quando estão no poder tudo fazem para ajudar os amiguinhos empresários e é por essa razão que Portugal é dos Países que têm mais percentagem de políticos corruptos ............