sexta-feira, setembro 11, 2015

MOUZINHO DE ALBUQUERQUE



A Vinda à Europa e a recepção apoteótica

Em Dezembro de 1897, vem a Lisboa, viajando primeiro de comboio até Pretória, onde foi hóspede de Estado do presidente Paul Kruger, que o recebeu pessoalmente, com honras militares, continuando ainda de comboio até à Cidade do Cabo, onde embarcou no Peninsular para Lisboa.

Mouzinho manteve sempre boas relações com as autoridades do Transval. Estes viam nos portugueses um aliado na luta contra a tendência expansionista inglesa, e o braço direito de Kruger no Governo, Wilhelm Leyds, deslocou-se algumas vezes a Lourenço Marques para conferenciar com o comissário régio Mouzinho, vindo mais tarde também a apresentar credenciais em Lisboa como ministro plenipotenciário daquele país para a Europa.

Os sul-africanos temiam que o porto de Lourenço Marques caísse nas mãos dos ingleses e sabiam que Mouzinho seria sempre um aliado na luta contra a intenção inglesa de dominar toda a África austral.

(Continua)



2 comentários:

Anónimo disse...

Novamente com História, e sempre bem documentado.
Bjo da Sílvia

Anónimo disse...

Como todos já presenciamos a coligação vai ter uma derrota colossal de norte a sul do País e a maior parte dos votos vem dos jovens estudantes e licenciados sem trabalho ,policia ,GNR ,bombeiros ,professores e reformados ,que está bem que são poucos é que vão votar neste coligação !