segunda-feira, agosto 24, 2015

SEMEAR VENTOS E COLHER TEMPESTADES

Nas últimas décadas o ocidente, leia-se Europa e os EUA, têm sustentado o seu crescimento não baseados no sector produtivo, produção industrial especificamente, mas sim no controlo da comercialização das matérias-primas, no outsourcing do fabrico de produtos concebidos no ocidente, devido ao baixo preço da mão-de-obra do oriente, e aproveitando-se do poderio militar e da influência política que detém desde a II Guerra Mundial.

Com o tempo tudo muda, e os países asiáticos já conseguem afirmar marcas próprias, a preços mais competitivos, a sua dimensão populacional e os meios de produção imensos começam a ditar as suas regras, na formação de preços e na imposição de tendências, também porque se tornaram grandes mercados.

Do lado dos produtores de matérias-primas, mormente do petróleo, o resultado das políticas do ocidente começam a ver-se, e não são bons para a Europa, que está a enfrentar uma crise de refugiados que já é explosiva, ameaçando mesmo a coesão europeia.


Criou-se o monstro e agora começa a ser cada vez mais difícil lidar co ele, basta ver o que acontece quando o mercado chinês abranda, ou quando os refugiados, aos milhares, se juntam nas fronteiras da Europa em busca dum futuro melhor. 


2 comentários:

Anónimo disse...

Ela vem aí ....A CRISE ,e desta vez é mundial ..ela já começou !!!
Com os milhares de pessoas coitadas que fogem da guerra e da miséria de muitos Países que faz lembrar o horroroso "holocausto " o mundo vai começar a mudar principalmente nos Países em que a incidência dos refugiados se der em maior numero ,e vai alastrar por muitos Países acabando por estagnar a sua economia porque não vai haver resposta imediata de sustentabilidade e económica para acudir a tanta miséria ,fome ,e alojamento de tanta gente que infelizmente nada tem e em condições humanas degradantes .
As economias de certos Países irão ruir ,as epidemias e doenças e afins irão alastrar-se pela Europa e não só ,o que já se vai notando já em certos Países Europeus que segundo dizem não há controle e é totalmente impossível fazer qualquer despiste ou rastreio de doenças ou viros que possam surgir ,e se for o caso inevitavelmente vai dar-se a escassez de remédios e medicamentos e não é preciso muito em caso de epidemias ,note-se os casos de ébola que há pouco tempo abalou o Mundo de contagio fácil em que era e é muito difícil controlar .
Agora segundo se consta muitos Países vão entrar em colapso total se não houver ajudas humanitárias e económicas dos Países ditos "ricos " para tentar aliviar esta corrente de multidões refugiada que a todo o custo tentam fugir da guerra da fome dos seus Países de origem procurando uma vida digna e mais humana .
Para muitos crentes ou não isto são passagens bíblicas segundo dizem !!!




Anónimo disse...

E Portugal quem aumentou a dita crise foi este governo não haja duvidas nenhumas ,podem até desmentir mas é uma grande realidade .
Mas também digo outra verdade ,se o PS que é o partido opositor com maior força não repuser as leis laborais que defendem os trabalhadores que foram roubadas nomeadamente as dos despedimentos e suas devidas indeminizações e afins nunca vai ter a maioria absoluta ,os jovens vão votar em força na esquerda !!!