segunda-feira, agosto 10, 2015

AGIOTAGEM ALEMÃ



Apesar de todos os protestos dos liberais europeus e dos economistas mais dogmáticos, a realidade acaba quase sempre por vir à tona, e por isso soube-se agora, por fonte insuspeita (Instituto Leibniz), que a «Alemanha ganhou mais de 100 mil milhões de euros com a crise grega».

Para os adeptos da ortodoxia económica alemã, trata-se apenas do justo lucro pela “ajuda” prestada a quem estava em dificuldades, mas na realidade isto ultrapassa em muito a “assistência” a um país da mesma zona monetária, e é claramente um acto (mais do que um até) de pura agiotagem.

Outra conclusão reveladora deste estudo diz que as poupanças alemãs com esta situação dos mercados nos últimos tempos, trouxeram poupanças à Alemanha que «excedem os custos da crise, mesmo se a Grécia não pagasse todas as suas dívidas».

O sofrimento dos povos dos países intervencionados, independentemente de outras considerações, foram muito benéficos para os países que prestaram a dita ajuda, especialmente para a Alemanha que foi quem mais lucrou com a instabilidade e fraqueza dos outros.



1 comentário:

Anónimo disse...

https://www.facebook.com/photo.php?v=416442875132465