sábado, maio 16, 2015

FALTA DE VISÃO

Muito se tem falado de precariedade, mas pouco se reflete sobre isso, como se o assunto fosse algum tabu.

Na minha muito longa carreira profissional, de mais de 40 anos, já vi de quase tudo, mas ainda me espanta ver gestores e responsáveis por recursos humanos, a defender as “virtudes” da precariedade laboral.

Há pouco tempo conheci uma empresa que tinha num determinado sector, cerca de 1/3 dos trabalhadores com contratos sem termo, e os restantes a termo certo. As coisas corriam bem, mas os responsáveis tinham um grande problema, que era o de não serem necessários ao bom funcionamento do serviço. Quando questionados superiormente, podiam falar de diversos serviços, mas daquele nada, porque tudo corria bem.

Claro que rolaram cabeças, as dos trabalhadores que tinham vínculo à empresa e muitos anos de serviço, com todos os inconvenientes daí resultantes. Os problemas sucederam-se, e os responsáveis passaram a ter o que colocar nos relatórios, justificando assim os seus salários.

O pessoal passou a ser quase todo precário, e os poucos que passaram aos quadros da dita empresa, ou eram incompetentes ou imitavam muito bem, porque a competência não compensava, como se percebeu.


Falem-me então de produtividade e de serviços de excelência, ou mesmo de redução de custos, que por mim estamos falados. Só por caridade dei este título, porque estupidez era um pouco forte, para um fim de semana ensolarado...  


4 comentários:

Anónimo disse...

Se não mudarem as leis fascistas contra o trabalhador Portugal nunca mais vai progredir ,quem trabalha vive traumatizado com medo de perder o emprego e não dá o rendimento devido ,já não basta não ter poder de compra ,pois a identidade patronal obriga os trabalhadores afazer horas extraordinárias quase sem limite e pagam mal essas horas !!!

Elvira Carvalho disse...

Quando algo corre mal numa empresa, a culpa é sempre dos trabalhadores. Depois é o que se vê.
Um abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Afinal este governo e afins também tem casos de justiça eles vão aparecendo pouco a pouco O PEIXE MORRE PELA BOCA

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4572285

Anónimo disse...

Votar no psd ou cds pp é votar na miséria de um povo !!!

https://www.youtube.com/watch?v=vURB904XIDA&feature=related