domingo, fevereiro 01, 2015

O FIM DESTA EUROPA



Muitos dos políticos bem instalados no poder por esta Europa fora, ainda não perceberam o que se está a passar em quase todos os países, e que está ligado com as políticas seguidas nos últimos anos.

O que se passou na Grécia, com a vitória eleitoral do Syrisa, tem sido desvalorizado por muita gente, que prefere desvalorizar o sucedido, reduzindo tudo ao mau comportamento dos gregos ao nível económico, e dizendo que a extrema-esquerda será esmagada porque os credores podem simplesmente cortar a torneira do crédito ao país.

O maior problema desta Europa, anunciada como da solidariedade, é precisamente a desigualdade que está a aumentar a cada dia que passa. O fosso entre ricos e pobres é cada vez maior e muitas das suas causas prendem-se com a moeda única, com as imposições dos mais fortes, e com as políticas cegas de austeridade.

Se na Grécia apareceu o Syrisa, em Espanha veio o Podemos, na França e noutros países europeus estão a ganhar adeptos partidos ainda mais extremistas que desafiam o poder instituído, e ou se mudam as políticas e se governa para os povos, ou então esta Europa implode.



2 comentários:

O Puma disse...

Na Grécia

uma lufada de ar fresco

Anónimo disse...

Uma Europa à medida dos alemães exclui muitos outros.
Bjo da Sílvia