quarta-feira, julho 30, 2014

O SEGREDO DAS PRIVATIZAÇÕES

As privatizações têm sido apresentadas como a solução ideal para todos os problemas das nossas sociedades modernas, contudo as reais intenções são outras bem diferentes, por isso nada melhor do que uma imagem para explicar o que é evidente...


segunda-feira, julho 28, 2014

PASSEIOS CULTURAIS

Como andei a passear pela zona de Belém, e apesar do tempo não estar famoso, a máquina fotográfica lá foi tirando umas fotos que partilho neste post.

Não sou um especialista em vitrais, mas como fui ver recentemente uma exposição de vitrais, num dos nossos palácios reais, não resisti em fotografar este, na igreja do Mosteiro dos Jerónimos, que não visitei neste passeio, porque as filas para adquirir os ingressos era enorme e eu ainda queria visitar outro museu.
 
Depois de ter criticado o mau estado de conservação dos coches do Museu Nacional dos Coches, e do estado decrépito a que está votado o próprio edifício, que merecia mais atenção por parte da tutela, aqui fica um elogio ao Museu de Marinha, que dentro do seu espólio, cumpre no que respeita ao estado das suas colecções. Entre modelos e barcos à escala real, podemos ver rolar a nossa história marítima diante dos nossos olhos.

Quase no final da visita eis que surgem, em tamanho real, barcos que embora sendo mais recentes são quase que uma recordação do passado.

domingo, julho 27, 2014

PREOCUPAÇÕES CULTURAIS

Não sei por que é que ainda me dou ao trabalho de ter preocupações culturais, neste país, e em tempos de crise económica, mas é uma coisa que me está no sangue e não há nada a fazer.

Aproveitando um fim-de-semana de folga, o que é muito raro, fui dar uma volta cultural com a mulher e fiquei algo deprimido, porque o panorama é bem pior do que eu esperava.

O Museu dos Coches está em estado mais do que deplorável, pois se na última vez que o visitei vi baldes perto da entrada a recolher a água que entrava pelo telhado, agora reparei que os coches estão em mau estado de conservação, com portas quase a cair e com os têxteis em completa ruina.

O aumento dos preços das entradas talvez possam vir a ser utilizados em restauros, ou em pouco tempo teremos um Museu dos Coches em casa nova, mas com viaturas completamente destroçadas.


Será que alguém já imaginou estas peças no novo espaço, mais claro e com melhor iluminação, expostos à curiosidade dos muitos visitantes que todos esperamos? Não acham que será uma vergonha apresentar tão boa colecção em tão deplorável estado? 

1

segunda-feira, julho 21, 2014

A DESINTOXICAR



As férias servem para as pessoas descansarem, para terem tempo para a família e para aliviar o corpo e a mente do stress a que somos sujeitos durante o tempo de trabalho.


Uns dias sem acesso às notícias, escritas, televisionadas, ou mesmo da rádio, fazem verdadeiros milagres à disponibilidade e ao humor de qualquer um.


Os livros, a máquina fotográfica, a rede e o tijolo de onde brota música escolhida, são os luxos a que me permito nestes dias, e esta pausa junto ao portátil é apenas uma provocação a quem por aqui passa e não está de férias. Não me levem a mal, mas aproveitem a ideia e adptem-na aos vossos gostos, e verão como vos faz bem…


««« - »»»
FOTOGRAFIA
By Palaciano

quinta-feira, julho 17, 2014

A MÁ DISTRIBUIÇÃO DA RIQUEZA



Em Portugal não temos acesso a dados e a estudos sobre a má distribuição da riqueza gerada no país, e temos que nos limitar a consultar o que é divulgado por autores e investigadores estrangeiros.


Foi agora tornado público um estudo dum economista do BCE, Philip Vermeulen, que revela que um quarto da riqueza nacional está nas mãos de apenas 1% da população.


Não existe nenhum estudo destes conhecido, elaborado pelo INE, e os dados para o fazer também não são acessíveis a todos, mas o que ressalta deste trabalho é que o poder político não sabe ou não quer corrigir devidamente esta discrepância, agravando os impostos sobre os mais ricos.

Nota: O Zé vai de férias, o que deverá causar algumas irregularidades na postagem deste espaço.



terça-feira, julho 15, 2014

IRONIAS DA VIDA

Há alguns meses conheci um caso de uma pessoa conhecida que, por causa de uma separação litigiosa, se viu impedido de conseguir pagar um empréstimo à habitação nos moldes em que este fora feito, e que teve de pedir uma renegociação do empréstimo. O banco que fizera o empréstimo era “o verdinho”, e as coisas correram mal, não sendo consentida uma alteração que na realidade permitisse o pagamento do mesmo noutras condições, mais favoráveis e realistas perante a diminuição de rendimentos do devedor.

Pouco tempo depois veio a execução da penhora e o executado ainda ficou com uma dívida 7 ou 8 mil euros, que fizeram com que parte do salário fosse retido para pagamento da dívida, o que acabou por originar uma hecatombe, pois outros compromissos foram afectados e tudo resultou na insolvência dessa pessoa.


O que é irónico é que o banco que esteve na origem do descalabro duma vida, pertencia então a uma família que agora pede protecção contra credores, como se alguma vez tivesse tido alguma preocupação real com a vida e os problemas dos seus clientes. Na realidade eu sei que quando devemos uns milhares de euros o problema é nosso, mas se a dívida for de muitos milhões de euros, então o problema passa a ser dos credores…  


domingo, julho 13, 2014

sexta-feira, julho 11, 2014

PORTUGAL ESTÁ CADA VEZ PIOR



Ao contrário do que diz Passos Coelho, Portugal e os portugueses estão cada vez pior, depois destes últimos 3 anos de governação PSD/CDS.

Como não gosto de falar apenas por falar, reproduzo apenas 3 títulos que estão na imprensa de hoje, que mostram bem que as coisas vão mesmo muito mal.

Começo com o título “Portugal registou taxa de natalidade mais baixa da UE em 2013”, que aliada ao facto de não estarmos em guerra, nem a atravessar nenhuma praga ao nível de saúde, é um claro indicador de que os portugueses não descortinam nada de bom para os próximos anos.

O segundo título esclarecedor é “dívidas: famílias têm vergonha e medo de pedir ajuda ou ir para tribunal”, que demonstra que apesar de se terem atingido números de incumprimento mais elevados de sempre, no passado mês de Maio, a esperança dos portugueses esfumou-se.

O terceiro será “propostas para Reforma da Fiscalidade Verde «são brincadeira pegada», diz ACP”, que como todos nós apenas vê nesta “pseudorreforma”, um aumento de impostos descarado, e uma ameaça eminente para a manutenção do crescimento do turismo.

Não pensei em ser aborrecido desfiando outros títulos da actualidade, mesmo havendo muitos mais, tão ou mais elucidativos…  


quinta-feira, julho 10, 2014

UM VIDEO MUITO INTERESSANTE

quarta-feira, julho 09, 2014

A REESTRUTURAÇÃO DA DÍVIDA É INEVITÁVEL



Os países da periferia da Europa atravessam uma crise aguda, que deriva não só da doença, mas sobretudo da cura que se pretendeu implementar como única resolução dos problemas.

Os cortes cegos e a austeridade absoluta inviabilizaram o crescimento a prazo e empobreceram os países do sul, sem que a dívida deixasse de aumentar, o que se tornou insustentável.

A cura forçada, que nos está a atrofiar, levou-nos a uma despesa insustentável com o desemprego e com outras despesas sociais, derivadas do desemprego crescente, e por outro lado o aumento da dívida, que já ultrapassou os 130% do PIB, acarreta um serviço da dívida impossível de comportar, mesmo com crescimentosanuais do PIB na casa dos 2 ou 3%, que estão fora de questão nos próximos 5 anos, pelo menos.

Os credores começam a perceber que é preferível reestruturar a dívida, reduzindo juros e adiando amortizações, do que arriscar o incumprimento por manifesta incapacidade de gerar receitas suficientes para suportar os encargos actuais.

Passos Coelho e apaniguados serão os últimos a aceitar esta realidade, mas outra coisa não seria de esperar de quem faz da teimosia inconsequente a sua ideologia.



CARTOON
Adopção

segunda-feira, julho 07, 2014

BRINCANDO COM PINTURAS

A escolha de hoje vai para duas imagens manipuladas, de dois autorretratos de Albrecht Dürer, um artista alemão dos séculos XV e XVI que se notabilizou em diversas áreas artísticas.



quarta-feira, julho 02, 2014

EFEITOS COLATERAIS

O discurso político dos dois maiores partidos portugueses, nos debates do estado da nação e não só, são sempre de acusações trocadas entre os dois, porque estão ambos comprometidos com a situação que o país atravessa.

Quando um acusa o outro, recebe na volta acusações semelhantes, e tudo se resume a trocas de piropos sem que nenhum assuma as suas culpas.

O país foi governado nas últimas décadas por gente do PS e do PSD, sós ou em coligação entre si ou com a muleta do CDS, mas a culpa morrerá solteira, porque nenhum destes partidos jamais reconhecerá as culpas que tem no cartório, o que descredibiliza a política e os políticos.