sábado, dezembro 20, 2014

O PODER REAL EM PORTUGAL

Apesar de muitas tentativas de centralização do poder real, foi só no reinado de D. João II que Portugal deixou de ser um reino dominado pelo poder feudal.

O centralismo e o autoritarismo de D. João II, atingiu o seu ponto mais alto, acabando por confundir-se com a tirania. Note-se que este absolutismo precede outros por toda a Europa, como por exemplo na França onde só se instalará quase um século depois.

A família de Bragança era a mais poderosa à época, e por isso a execução do duque de Bragança, a pretexto de conspiração, nunca provada, foi apenas um dos diversos episódios conspirativos severamente reprimidos.

O confisco dos bens dos considerados conspiradores, a coroa viu a sua riqueza aumentar dum modo bem expressivo. Se a nobreza perdeu boa parte dos seus privilégios, também o clero viu diminuída a sua influência, especialmente depois da morte por envenenamento na prisão do bispo de Évora.


Os seus processos para implementar o absolutismo foram mais tarde replicados pelo Marquês de Pombal, sendo que na altura os Bragança foram substituídos pelos Távoras… 


3 comentários:

Anónimo disse...

ATENÇÃO ,SEGUNDO UM BEM CONHECIDO JORNAL INGLES ,Á PRISÃO DE JOSÉ SOCRATES SALIENTA QUE AINDA VAI CORRER MUITA TINTA SE ...SE .....NADA FOR PROVADO EM TRIBUNAL ,POIS CONSTA-SE QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES SECRETAS ISTO É MERAMENTE POLITICA E JA VEM DE ALGUM TEMPO ATRAS DESDE QUE ENTROU COMO PRIMEIRO MINISTRO "É PURA PERSEGUIÇÃO POLITICA DE ALGUEM QUE A TODO O CUSTO TENTOU MANCHAR OU MATAR A SUA CARREIRA POLITICA ,NOTE-SE QUE AGORA NUNCA PODERÁ SER CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA POE RAZÕES MORAIS E ETICAS E ASSIM SENDO ACABAM DE VEZ COM A SUA CARREIRA COMO POLITICO " DIZ AINDA QUE SE ....SE .....HOUVESSE ALGUM CASO DE INFRAÇÃO A JUSTIÇA JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE QUE ESTAVA NA PRISÃO ,POIS É DE LEMBRAR QUE FOI SEMPRE PERSEGUIDO ANTES E DEPOIS DE SER 1 MINISTRO ,DESDE INVESTIGAÇÕES POR PARTE DA OPOSIÇÃO E NÃO SÓ ,ATÉ DETETIVES PARTICULARES TINHAM EM SEU ENCALCO INCLUSIVAMENTE ESTACA SOBRE ESCUTA ELE E SUA FAMILIA DAÍ AS NOTICIAS SEMPRE FRESCAS DE SUA MÃE E FAMILIA MAIS CHEGADA ,E SE HOUVESSE ALGO DE ERRADO JÁ O TINHAM APANHADO ,AGORA QUE ALGUEM ARRANJOU UMA CABALA OU GRANDE FARSA MAFIOSA PARA O ARREDAR FINALMENTE DA POLITICA E QUE SEGUNDO AS NOTICIAS TALVEZ VÁ SAIR MUITO CARO E FAZER MUITOS ESTRAGOS A QUEM O TRAMOU .

PREPAREM-SE PARA OS PROXIMOS EPISODIOS ,VEM AÍ UMA GRANDE BRONCA POLITICA E NÃO SÓ EM PORTUGAL NUNCA IMAGINAVEL .

SERÁ VINGAMÇA DE MAÇONARIA OU MERCENARIA MAFIOSA ??

The Independent

Anónimo disse...

Essa noticia também vem em destaque num jornal francês ,e diz que se não ficar nada provado a justiça portuguesa fica diminuída apesar da razia que tem feito ultimamente sobre corrupção e desvios de capitais .
Realmente isso foi um pouco estranho quanto a prisão de Sócrates certos jornais chegarem primeiro que a policia já com camaras apontadas e esse grande aparato ,fugas de segredo de justiça ,e passado algumas horas todos os jornais e canais de tv contaram tudo o que a justiça ia ou estava a fazer tipo telenovela já estudada .
E agora se for tudo treta ou não houver provas como vai ficar a reputação da justiça portuguesa ?
Como vão acreditar o leitores de certos jornal e sua credibilidade ?
Como vão ficar certas personagens que o acusaram sem provas concretas '
Ó que vai acontecer aos culpados das "calunias " se forem falsas as acusações tão fortes que tem feito ?
Certamente vão chover indemnizações por calunia ,e talvez prisões se forem muito ofensivas ,a justiça pode ser posta em causa e consequentemente quem vai pagar é o governo que também está ligado diretamente por o ministério da justiça ,enfim isto pode trazer muitos problemas para o país por o simples facto de estar em causa um ex primeiro ministro de Portugal facto nunca visto no País .
Conclusão nestas coisas tanto se é preso por ter cão ou não !!!

São disse...

Apesar dos pesares, considero D. João II um óptimo rei. que

Sua dilecta esposa Leonor se não o envenenou, sabia muito bem o que estava a acontecer - tanto que não deixou Manuel ir ter com o rei.

Tanto os Bragança ( começada a Casa por um bastardo filho de outro bastardo) como os Távora não morriam de amores não estavam nada satisfeitos com a perda do seu poder.Portanto, não me repugna nada pensar que estariam envolvidos em alguma actividade contra a realeza.

Bom fim de semana.