quinta-feira, novembro 13, 2014

MENTIRAS E PRIVATIZAÇÕES



Muitos políticos nacionais têm querido mascarar a sua incompetência governativa, dizendo que os privados gerem melhor as empresas do que o Estado. É uma grande mentira e os últimos tempos têm-se encarregado de o demonstrar cabalmente.

Outra afirmação enganadora é de que o Estado, em alguns casos como o da TAP, está impedido pelas determinações comunitárias, de injectar capital. É uma singularidade portuguesa, porque todos sabemos que outros países comunitários contornam essas determinações em diversos sectores.

Quando se invocam os processos burocráticos existentes na esfera pública, para recrutar e para gerir eficientemente as empresas públicas, estamos a realçar as ineficiências do Estado, que são da responsabilidade dos políticos que temos, que pelos vistos não querem ou não sabem fazer melhor.

A maior mentira, também relacionada com as privatizações, é a de que o Estado tem uma dimensão demasiado grande, e que o seu peso seria diminuído com as privatizações. A realidade tem sido muito dura e desmente totalmente a afirmação, porque as despesas do Estado não descem com as privatizações, já as receitas que o Estado arrecadava nas empresas viáveis e lucrativas que foram entretanto privatizadas deixou de entrar, tendo agora que ser cobertas com um aumento brutal dos impostos.



4 comentários:

São disse...

MENTIRA!!!

Há boa e má gestão tanto público como no privado !

E seria bom que se visse bem o que acontece nas IPSSs!!

Bom serão

Anónimo disse...

O PSD NO SEU MELHOR COM CARTÕES GOLD ,CAMBADA DE LADRÕES E CORRUPTOS ,VIGARISTAS E TUDO O MAIS FORAM ESCOLHIDOS POR PASSOS DE COELHO PARA OS SEUS MINISTERIOS ...MAS QUE GOVERNO É ESTE ???

Kruzes Kanhoto disse...

Um bom gestor é sempre um bom gestor. Seja no público ou no privado. Infelizmente as empresas públicas sempre serviram foi para os arranjinhos da classe politica. Veja-se o caso da PT quando era pública. Ainda me lembro do tempo em que o Sócrates a queria usar para comprar a TVI porque esta o andava a aborrecer...

O Puma disse...

Só não vendem o Cristo-rei

porque já está privatizado