quinta-feira, junho 26, 2014

AS DIFERENÇAS ENTRE PORTUGAL E ALEMANHA

Foi quase hilariante ler o que Paulo Portas mais admira na Alemanha, e ao mesmo tempo ver outros títulos do mesmo jornal online, exactamente no mesmo dia.

Paulo Portas afirmou que “ mais vale uma boa negociação do que 10 mil manifestações”, e que o que deve estar sempre em causa é “compromisso, compromisso, compromisso”. Dificilmente Portas pode afirmar que o “seu” governo respeita os compromissos, mas isso é apenas um pormenor, para quem joga essencialmente com palavras.

No mesmo jornal e bem perto da notícia da admiração de Portas vinha outra, onde o presidente da Siemens afirmava que “quem for para engenharia (em Portugal), tem emprego garantido” na Alemanha. Outro título logo abaixo é: “sabe qual é a diferença entre Portugal e a Alemanha no primeiro salário de um engenheiro?”, que revela ser 2 vezes maior.

Claro que há diferenças entre Portugal e a Alemanha no campo laboral, mas este discurso devia ser para os empresários portugueses, para os políticos nacionais e sobretudo para o governo, que é responsável pela desregulação do mercado laboral, pela quebra sucessiva de compromissos assumidos para com os cidadãos e promessas quebradas após ser eleito.


Paulo Portas devia ter vergonha das comparações, mesmo não tendo caído na esparrela, como Passos Coelho, de criticar o Tribunal Constitucional, o que os alemães não fazem.  


Sem comentários: