quinta-feira, maio 29, 2014

UMA EUROPA POUCO CONFIÁVEL

A União Europeia tem vindo a centrar a sua acção quase que em exclusivo nas questões económicas, desprezando completamente os cidadãos e as preocupações sociais, que eram a imagem de marca da Europa.

As preocupações com os mercados de capital e com a inflação, que os países com economias mais fortes têm imposto, fizeram com que a austeridade fosse quase uma norma para os países com economias mais fracas e com maiores dependências de financiamento estrangeiro.

O resultado tem sido catastrófico, não apenas pelo clima recessivo que tem causado, mas sobretudo pelos efeitos ainda mais negativos sobre os cidadãos, traduzidos em desemprego insustentável, e consequentes perdas de direitos nas diferentes áreas sociais.

Perante o avanço dos eurocépticos, começam a aparecer agora discursos anunciando planos para fomentar o mercado laboral europeu, tentado assim reconquistar a confiança dos cidadãos europeus.


Será que os cidadãos ainda confiam em quem os andou a tramar durante os últimos anos, e que não foi capaz de reconhecer o falhanço das suas políticas? É que este discurso recente pode ser interpretado apenas como uma tentativa para manter o poder, e nada mais.

PINTURA
Malangatana

2 comentários:

Anónimo disse...

A europa dos banqueiros não quer saber dos cidadãos.
bjos da Sílvia

maceta disse...

dos mercados e da economia? mas, não dos povos e isso já a tramou!
abraço