quarta-feira, maio 21, 2014

PALÁCIO DA VILA DE SINTRA

Uma das imagens mais antigas que se conhece do Paço Real de Sintra é a de Duarte d'Armas que se encontra imediatamente abaixo, e que data do início do século XVI.

De finais do século XIX conhecem-se diversas imagens e fotografias que nos mostram o antigo Paço ainda rodeado de construções que hoje não existem.


O Paço propriamente dito, exceptuando-se umas construções fronteiras e outras que estavam à entrada do terreiro e se estendiam para o Jardim da Preta, continua basicamente o mesmo.

Em finais do século XIX, e mesmo no começo do XX, talvez resultado dum certo revivalismo, surgiram diversas representações mais ou menos fantasiosas do Paço Real, onde os autores tentaram reproduzir a torre que terá caído devido a um tremor de terra. A representação abaixo é apenas uma dessas imagens, que se encontra ainda hoje num outro monumento da Vila de Sintra.


A imagem do agora Palácio Nacional de Sintra é profusamente usada em todo o tipo de recordações, desde postais, a loiças, magnéticos, litografias, e até selos, como se pode constatar pela imagem seguinte.


3 comentários:

Anónimo disse...

COMO SE DIZ O POVO TEM O QUE MERECE ,ENTÃO CONTINUEM A VOTAR PSD CDS PP ,E QUALQUER DIA ANDAM A TRABALHAR A BASE DE CHICOTE COMO ANTIGAMENTE ,VOTAR PPSD CDS PP É VOTAR NO FASCISMO NEOLIBERAL OU SEJA O FASCISMO MODERNO EMPACOTADO EM QUE O ESTADO FAZ EXPERIENCIAS COM O POVO ,E VEJAM O RESULTADO ,A DIVIDA CONTINUA A SUBIR ,O DESEMPREGO AUMENTOU OS SEM ABRIGO ANDAM AÍ AOS MILHARES ,OS JOVENS A EMIGRAR AOS MILHARES ,E OS REFORMADOS QUASE SEM PÃO ,POIS SE CONTINUAREM A VOTAR NESTES FASCISTAS O PAÍS E OS PORTUGUESES QUE JA PERDERAM ADIGNIDADE VÃO FICAR NUM BANDO DE PEDINTES SE VOTAREM VOTEM MAIS A ERQUERDA ,A ESQUERDA ESTÁ NA MODA !!!

ABAIXO ESTE GOVERNO E SEUS SEGUIDORES ABAIXO A DIREITA FASCISTA NEOLIBERAL !!!!!!!!

MENA -MASSAMÁ

Anónimo disse...

ÈPA ÉPA É MUITO PESADO

http://expresso.sapo.pt/adolfo-luxuria-canibal-diz-que-sao-horas-de-matar-e-mata-mesmo=f871142

maceta disse...

lindíssimo...

abraço