domingo, abril 06, 2014

D. MARIA PIA



Nascida em Turim a 16 de Outubro de 1847, a filha do rei Victor Emanuel II unificador da Itália, viria a ser rainha de Portugal com apenas 15 anos de idade.

Apesar da sua habilidade ajudando o rei D. Luís, usando a sua influência em assuntos de Estado, e da sua dedicação aos filhos, que viria a ser desvalorizada pelo deputado Rodrigues de Freitas, a infidelidade do rei D. Luís manifestou-se abundantemente, em especial no caso com a actriz Rosa Damasceno.

Criada na abundância nunca se interessou verdadeiramente com o que gastava, mesmo quando isso era tema das discussões na opinião pública. As suas posições enquanto mãe, esposa e rainha eram contudo bem firmes, como pôde testemunhar o duque de Saldanha, que foi brindado com a cruel frase: “Se eu fosse Rei, mandava-o fuzilar.”

D. Maria Pia de Saboia passou os últimos dias em Portugal no Palácio de Sintra, de onde saiu para o exílio no seu Piemonte natal, onde viria a falecer a 5 de Julho de 1911. Saliente-se que é o único membro da família real portuguesa, exilada após o 5 de Outubro de 19410, cujo corpo não retornou a Portugal.



2 comentários:

Elvira Carvalho disse...

Desde sempre os governantes esbanjaram, gastando à grande e à francesa, como soe dizer-se, deixando para o povo a penúria e a miséria.
Primeiro na monarquia, depois na república.
Um abraço e bom domingo.

São disse...

Era uma menina mimada , género Maria Antonieta que mandou comer brioches a quem não tinha pão.

O mesmo aconteceu com o Kzar Nicolau e família na Rússia.

Ainda assim, Maria Pia , foi a que teve mais sorte: conservou a vida !

Bons sonhos