sexta-feira, março 07, 2014

O MITO XONÉ

Durante alguns anos bateu-se consecutivamente na mesma tecla, a (pseudo) falta de produtividade dos trabalhadores portugueses, para manter baixos ou até cortar os salários em Portugal.
Este pretexto, ainda agora usado pelo merceeiro-mor Belmiro de Azevedo, é uma falácia que os factos demonstram de um modo indiscutível.

Nos dias que correm todos vemos empresas alemãs, inglesas, holandesas canadianas, etc., virem a Portugal contratar profissionais das mais variadas especialidades. Recorrentemente ouvimos da boca de empresários internacionais elogios ao trabalho dos nossos emigrantes um pouco por todo o mundo, e não o contrário.

Sabe-se que a produtividade em Portugal, estatisticamente é mais baixa do que noutros países europeus, e perguntamo-nos porquê? Contra-argumentando a afirmação de Belmiro de Azevedo podia começar exactamente pela diferença salarial praticada em Portugal e pela instabilidade laboral, mas este é apenas um dos aspectos da questão.

Existem mais factores que explicam a baixa produtividade de algumas das nossas empresas, começando pela má organização, pelo excesso de chefias, pela desadequação tecnológica, a falta de capital, a pequena dimensão, a falta de renovação dos produtos e a sua divulgação, só para descrever os factores mais gritantes e óbvios.


Quanto ao senhor Belmiro ficou por dizer que tem sido um dos mais beneficiados pelas alterações nas lei laborais, pelas isenções fiscais derivadas pela contratação de desempregados, que em conjunto com a proliferação do trabalho temporário tem sido o grande motor dos lucros do retalho, já para não falar dos baixos salários praticados e da vantagem de ter uma posição dominante na distribuição que por falta de regulação adequada permite “esmagar verdadeiramente os produtores”.   

1

4 comentários:

Anónimo disse...

Só é dada voz a quem lucra com a crise, sempre os mesmos, e é por isso que a rua acaba por ser a única forma de se ser ouvido. A comunicação social está capturada pelo poder económico, tal como o poder político.
Bjos da Sílvia

Anónimo disse...

QUANDO UM DIA OS POBRES JÁ NADA TIVEREM QUE COMER ,RESTAM OS RICOS !!!


MUITO CUIDADO GOVERNANTES NEOLIBERAIS COM TIQUES FASCISTAS NOGENTOS ..........

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/secretario-de-estado-apanhado-a-usar-carro-de-servico-nas-ferias

Anónimo disse...

É PRECISO NÃO TER VERGONHA NENHUMA ,NO FIM DE ACABAR COM POTUGAL NOTEMPO DA CEE ,O SENHOR CAVACO SILVA AGORA VEM COM A ESPERTESA TODA MANDAR OS JOVENS PARA O CAMPO ....


https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx6ZW5pbnVtaXxneDo2MWEwYjk3MmRmMDUyMmQ4