domingo, dezembro 15, 2013

PRIVATIZAR SAI MUITO CARO



Durante muitos anos e diversos governos muitos políticos tentaram fazer-nos crer que a privatização das empresas públicas iria ser benéfica para economia e para os cidadãos, e a concorrência aparecia sempre na argumentação, ainda que o país não tivesse dimensão para a concorrência em muitos dos negócios a privatizar.

Como convém nestes casos, as privatizações recaíram sobre as empresas que davam lucro e proporcionavam receitas ao Estado, e o encaixa de capital foram sendo delapidados pelos governos que faziam as tais privatizações. A EDP, A GALP, a ANA, a REN, e outras mais, passaram para os privados, em certos casos para empresas estatais de outros países, e mesmo assim o país continuou a aumentar a sua dívida.

Os cidadãos em nada beneficiaram com as privatizações, nem pelos preços dos serviços prestados, que dispararam, nem pela concorrência pois os preços continuaram a estar demasiado concertados para que alguém acredite em concorrência.

Com tudo isto houve algo que os políticos e os economistas nunca nos disseram, que é o facto de que sem as receitas que estas empresas, que foram privatizadas, o Estado para se financiar teve de subir impostos para cobrir a falta das mesmas. Ficámos a saber quem lucrou ficando com negócios rentáveis e quase monopolistas, e também é fácil deduzir a quem saiu a fava e terá que pagar o pato.


CARTOON
 

3 comentários:

Mar Arável disse...

Até o Cristo-Rei

está privatizado
Tudo pelo melhor
o Natal vai começar

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/negocio-de-portas-arruina-estaleiros

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/meio-milhao-deixa-o-pais